MUNICÍPIOS CALAMIDADE PÚBLICA

Ceará já tem 130 dos 184 municípios com decretos de calamidade pública

Em 2020, os decretos legislativos chegaram a 170 dos 184 municípios.

Compartilhe:
30 de abril de 2021
A10

Subiu para 130 o número de cidades com estado de calamidade pública reconhecida no Ceará. O município de Maranguape prorrogou o estado até 30 de junho, com autorização da Assembleia Legislativa dada em sessão na manhã desta quinta-feira, 29. Em 2020, os decretos legislativos chegaram a 170 dos 184 municípios.

Ceará já tem 130 dos 184 municípios com decretos de calamidade pública
Em 2020, os decretos legislativos chegaram a 170 dos 184 municípios.

Leia também | Prefeito Sarto defende a vacinação de professores em audiência na Câmara dos Deputados

Todos os 130 municípios que tiveram estado de calamidade reconhecidos e autorizados pela Assembleia Legislativa do Ceará, realizaram o pedido junto a AL-CE, nos últimos dois meses e neste mês de abril. Na sessão de 18 de fevereiro foi aprovado estado de calamidade em 11 municípios, incluindo a capital Fortaleza, em regime de urgência.

No dia 11 de março, o órgão reconheceu mais 19 municípios com calamidade pública. Já em 25 do mesmo mês outras 35 cidades tiveram os pedidos aprovados na AL-CE. Em abril, foi determinado estado de calamidade em mais 15 cidades, já no primeiro dia do mês.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Leia também | Cadastro para Auxílio Cesta Básica no Ceará começa nesta sexta (30)

Outras 33 localidades tiveram pedidos aprovados no dia 4. Já na sessão do último dia 8 foi reconhecido calamidade na saúde em mais 6 municípios. No encontro do último dia 16 os deputados estaduais decretaram calamidade em outras 6 cidades. Já na reunião do dia 23 o reconhecimento passou a valer para mais 4 localidades. Nesta quinta-feira 29, Maranguape teve parecer favorável à prorrogação, totalizando 130 localidades nos decretos legislativos.

Com os pedidos de estado de calamidade aprovados e reconhecidos pela Assembleia Legislativa, os gestores municipais podem tomar empréstimos, fazer compras sem necessidade de licitações, atrasar pagamentos obrigatórios, parcelar dívidas com o estado, antecipar o recebimento de receitas e até aumentar os gastos sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal que é um mecanismo de controle das despesas.

Leia também | Mais de 38 mil pessoas em Fortaleza aguardam a chegada da CoronaVac para segunda dose

Em 2020 o número de municípios cearenses com estado de calamidade aprovados pela AL-CE chegou a 170 dos 184 .

As realizações com dispensa de licitação feitas durante a calamidade na cidade só podem ser concretizadas se relacionadas ao motivo do decreto.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.