Ícone do site Portal GCMAIS

Enquanto Sul do Brasil registra frio e neve, cidades no Ceará chegam a quase 40º C

Enquanto Sul do Brasil registra frio e neve, cidades no Ceará chegam a quase 40º C

Foto: Isabella Bernotti / Divulgação

Nos últimos dias, uma massa de ar polar está baixando a temperatura em diversos locais das regiões Sul e Sudeste do País. Várias cidades de estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram temperaturas negativas e fotos de geadas e neve circulam nas redes sociais. Mas aqui no Ceará, o clima é completamente diferente e o calor chega perto dos 40ºC.

Leia também | Fortaleza não tem lista de agendamento nesta quinta (29); confira como será a vacinação

A temperatura mais alta registrada neste mês de julho no Estado foi no Maciço de Baturité, ultrapassando os 39º C no último domingo (25), segundo os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). As cidades de Barro, na região do Cariri, e Jaguaruana também registraram um calor acima dos 38ºC.

Na manhã desta quinta-feira (29), por volta das 7h30, os termômetros da Capital já mostravam a temperatura de 27ºC. A máxima para esta data, segundo a Funceme, é de 30ºC.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Publicidade

A Fundação explica, ainda, que essa elevação da temperatura é comum nessa época do ano porque estamos no período pós-chuva, com o céu claro e com poucas nuvens na maior parte do dia e redução da umidade relativa do ar. Os meses de agosto, setembro, outubro e novembro são conhecidos pelo clima quente no Ceará e na maior parte dos estados do Nordeste.

A Funceme recomenda que, durante estes dias mais quentes e secos no Ceará, as pessoas evitem a exposição ao sol e a realização de atividades físicas quando a umidade relativa do ar cai para menos de 30%. Além disso, o Ministério da Saúde indica ainda o aumento da hidratação, ingerindo mais água, suco natural e/ou água de coco.

Saiba mais na matéria do CE no Ar:

Leia também | Seis cidades do Ceará zeram leitos de covid-19

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Sair da versão mobile