O Ceará recebe, nesta sexta-feira (24), mais 233.380 doses de vacinas contra a Covid-19. Segundo publicação do governador Camilo Santana nas redes sociais, serão 41.500 doses de Astrazeneca, que serão utilizadas para D2, e 191.880 da Pfizer, para aplicação de primeiras doses. Até agora, o Ceará aplicou mais de 9 milhões e 300 mil doses de imunizantes contra o coronavírus.
https://twitter.com/CamiloSantanaCE/status/1441356583661756416?ref_src=twsrc%5Egoogle%7Ctwcamp%5Eserp%7Ctwgr%5Etweet
Ceará começa aplicação da 3ª dose contra Covid hoje (24)
A Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou, nesta quinta-feira (23), uma nota técnica recomendando o início da aplicação da 3ª dose da vacina contra a covid-19. De acordo com este material, todos os municípios cearenses podem começar esta nova fase da imunização a partir desta sexta-feira (24).
A nota técnica orienta que os municípios comecem a aplicar o imunizante em idosos acima dos 70 anos e pacientes com grau elevado de imunossupressão, o que está de acordo com o que já foi recomendado pelo Ministério da Saúde.
A dose de reforço deve ser aplicada nos idosos acima de 70 anos e que receberam a segunda dose a mais de 6 meses, independe do laboratório do imunizante. Já no caso das pessoas em condição de imunossupressão, devem tomar a 3ª dose as pessoas que estão em situação de:
- Imunodeficiência primária grave.
- Quimioterapia para câncer.
- Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) uso de drogas imunossupressoras.
- Pessoas vivendo com HIV/AIDS.
- Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias.
- Uso de drogas modificadoras da resposta imune.
- Auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias.
- Pacientes em hemodiálise.
- Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.




