PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Fortaleza registra o trimestre de agosto a outubro menos violento no trânsito em 20 anos

Os meses de agosto, setembro e outubro tiveram redução de mais de 50% de mortes no trânsito

Compartilhe
Fortaleza registra o trimestre de agosto a outubro menos violento no trânsito em 20 anos
Foto: GCMais

Um levantamento da Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania de Fortaleza (AMC) aponta que os meses de agosto, setembro e outubro somaram 39 mortes ocasionadas por acidentes em vias da capital. Nos últimos 20 anos, a média desse trimestre era de 83 mortes em vias, o que representa uma redução de 53%. O resultado é o menor desde o início da série histórica, em 2001.

Outubro deste ano foi também o menos violento para o mês em 20 anos. Foram registradas 13 mortes ocasionadas por sinistros de trânsito, uma redução pela metade no número de óbitos se comparada à média de 27 mortes registradas para o mesmo mês em anos anteriores.

Leia também: Senadores eleitos no Maranhão nas Eleições 2026: veja quem ganhou
"A Prefeitura de Fortaleza faz o acompanhamento de todas as pessoas que perdem a vida no nosso trânsito. Há mais de 20 anos temos um banco de dados que compila todas as informações, com análise estatística mês a mês, para que consigamos planejar e executar ações para evitar que mais pessoas sejam vítimas, tanto feridas quanto fatais em sinistros aqui na Capital", aponta a superintendente da AMC, Juliana Coelho.
PUBLICIDADE

Os condutores de motocicletas continuam sendo os mais vulneráveis no trânsito de Fortaleza. Em outubro, sete usuários de motocicletas morreram no período, o que equivale a mais da metade (53%) das mortes, resultado semelhante aos meses anteriores. Os outros sinistros envolveram três pedestres (23%), dois ocupantes de carro (16%) e um ciclista (8%).

"O motociclista é o condutor que mais se fere e também morre no trânsito de Fortaleza. Nós temos intensificado ações de fiscalização e educação para estes condutores, de forma a mudar o comportamento de risco que alguns adotam e se tornam mais vulneráveis de sofrer algum sinistro", pontua Juliana Coelho.
PUBLICIDADE

Para aumentar a segurança viária, a operação Saturação pela Vida, em parceria com a Guarda Municipal de Fortaleza e a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), realizou 17.842 abordagens em outubro. As blitze resultaram em mais de 3 mil condutores submetidos aos testes de alcoolemia, sendo 26 testes positivos e 167 recusas, o que indica ingestão de álcool.

PUBLICIDADE

A escolha dos locais da fiscalização é definida com base no acompanhamento feito pela Plataforma Vida, que indica os bairros com maior índice de sinistros de trânsito.

PUBLICIDADE

Redução de mortes

PUBLICIDADE

Assim como outubro, Fortaleza já havia registrado no último mês de setembro o menor número de mortes nas vias, se comparado ao mesmo período nos últimos 20 anos. Com a consolidação dos dados, foram onze óbitos contabilizados, o que representa uma redução de 60%. Cerca de 25 pessoas perderam a vida, em média, nos meses de setembro desde 2001.

Com resultado semelhante no mês passado, a expectativa é que 2021 seja o sétimo ano consecutivo de redução de mortes em sinistros de trânsito. O ano registra até o momento 155 óbitos.

PUBLICIDADE
Leia também
Senadores eleitos no Maranhão nas Eleições 2026: veja quem ganhou
ELEIÇÕES 2026
Senadores eleitos no Maranhão nas Eleições 2026: veja quem ganhou
04 de out. de 2026 - 11:00
Romeu Zema entra com celular na cabine de votação e contraria regra eleitoral
POLÍTICA
Romeu Zema entra com celular na cabine de votação e contraria regra eleitoral
04 de out. de 2026 - 10:45
Polícia apreende R$ 120 mil e santinhos em clínica médica durante operação em Itapipoca
FISCALIZAÇÃO ELEITORAL
Polícia apreende R$ 120 mil e santinhos em clínica médica durante operação em Itapipoca
04 de out. de 2026 - 10:41