A partir desta quarta-feira (17), milhões de famílias de todo o País começam a receber os primeiros pagamentos do Auxílio Brasil. Entretanto, o programa que substitui o Bolsa Família é lançado em meio a um conjunto de dúvidas sobre como será o pagamento, quantas vagas estão disponíveis e quem vai receber.
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O GCMAIS separou algumas das dúvidas mais comuns sobre este novo programa e reuniu as principais informações que foram divulgadas pelo Governo Federal e pela Caixa Econômica Federal. Confira:
Qual o valor do Auxílio Brasil?
De acordo com o Ministério da Cidadania, o primeiro mês de pagamento do Auxílio Brasil vai ser de um valor ainda menor do que o prometido pelo presidente Bolsonaro. Em novembro, o programa terá um reajuste de 20% em relação ao valor médio recebido no Bolsa Família.
Com isso, o benefício que entregava cerca de R$ 186,68 para as famílias brasileiras agora passa a pagar R$ 224,41.
Posteriormente, no mês de dezembro, o Governo pretende chegar ao valor dos R$ 400 no pagamento do Auxílio Brasil. Porém, a gestão ainda aguarda a aprovação da PEC dos Precatórios no Congresso Nacional.
“Trabalhamos junto ao Congresso Nacional pela aprovação da PEC 23/2021 que permitirá alcançarmos esse objetivo adicional”, enfatizou João Roma, ministro da Cidadania.
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Como será o pagamento e o saque?
O primeiro pagamento do Auxílio Brasil foi realizado nesta quarta-feira (17) e segue o calendário que foi divulgado pela Caixa Econômica Federal (confira a seguir). Para realizar o saque, o cidadão pode usar o mesmo cartão e senha que foi cadastrado durante o Bolsa Família.
Quem recebe o Auxílio Brasil?
De acordo com o Ministério da Cidadania, as regras para entrar no Auxílio Brasil são:
- Estar cadastrado no CadÚnico
- Estar em situação de pobreza, ou seja, com renda familiar mensal máxima de R$ 200 por pessoa
- Estar em situação de extrema pobreza, ou seja, com renda familiar mensal máxima de R$ 100 por pessoa
Além disso, cada um dos benefícios acessórios possuem públicos específicos. Para conhecer estes benefícios, clique aqui.
Neste primeiro mês, aqueles que já recebiam o Bolsa Família serão incluídos automaticamente no Auxílio Brasil. Posteriormente, as pessoas que estiverem dentro dos pré-requisitos acima serão colocadas na fila de espera do novo benefício.
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Como consultar e saber se tenho direito?
A consulta do novo benefício pode ser feita de três formas. O primeiro é por meio do telefone da Caixa Econômica Federal, através do número 0800 426 02 07. Também é possível saber se você terá direito ao pagamento por meio do aplicativo do Auxílio Brasil (disponível para Android e iOS). Por fim, o Caixa Tem (disponível para Android e iOS) é uma opção de consulta do novo benefício.
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Qual o calendário de pagamento do Auxílio Brasil?
Até o momento, a Caixa Econômica Federal e o Ministério da Cidadania já divulgaram o calendário de pagamento do Auxílio Brasil em 2021, que será o mesmo usado para o Bolsa Família. A seguir, confira os cronogramas de novembro e dezembro:
Calendário de novembro
- NIS final 1: 17 de novembro de 2021;
- NIS final 2: 18 de novembro de 2021;
- NIS final 3: 19 de novembro de 2021;
- NIS final 4: 22 de novembro de 2021;
- NIS final 5: 23 de novembro de 2021;
- NIS final 6: 24 de novembro de 2021;
- NIS final 7: 25 de novembro de 2021;
- NIS final 8: 26 de novembro de 2021;
- NIS final 9: 29 de novembro de 2021;
- NIS final 0: 30 de novembro de 2021.
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Calendário de dezembro
- NIS final 1: 10 de dezembro de 2021;
- NIS final 2: 13 de dezembro de 2021;
- NIS final 3: 14 de dezembro de 2021;
- NIS final 4: 15 de dezembro de 2021;
- NIS final 5: 16 de dezembro de 2021;
- NIS final 6: 17 de dezembro de 2021;
- NIS final 7: 20 de dezembro de 2021;
- NIS final 8: 21 de dezembro de 2021;
- NIS final 9: 22 de dezembro de 2021;
- NIS final 0: 23 de dezembro de 2021.
Preciso me inscrever?
Para as famílias que já fazem parte do Bolsa Família, não será preciso realizar nenhuma inscrição. A transição para o novo programa acontecerá automaticamente.
Porém, quem não estava cadastrado no Bolsa Família deve se enquadrar nos pré-requisitos do Auxílio Brasil para receber o novo benefício. Isso significa que é necessário se inscrever no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico).
Além disso, é importante destacar que este cadastro não garante a entrada no novo programa. Cabe ao Governo Federal determinar a quantidade de vagas disponíveis para novos beneficiários.
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Beneficiários do Auxílio Emergencial recebem o Auxílio Brasil?
Os milhões de brasileiros que receberam o Auxílio Emergencial não terão prioridade no pagamento do Auxílio Brasil. Com isso, quem não fez a inscrição no CadÚnico deve realizar o procedimento. Já aqueles que estão cadastrados devem esperar o Governo abrir novas vagas.
Como tirar mais dúvidas sobre o programa?
Para as pessoas que ainda possuem dúvidas sobre este novo benefício, o Ministério da Cidadania disponibilizou uma página especial reunindo todas as informações. Além disso, é possível ligar para o atendimento da Caixa, por meio do número 111.
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