Os condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans estão sujeitos a multa e cassação do direito de dirigir por até três meses
Motoristas profissionais têm prazo para realizar exame toxicológico, confira as datas
Os motoristas profissionais que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias C, D ou E precisam ficar atentos aos prazos para a realização do exame toxicológico. Os condutores de veículos como caminhões, ônibus e vans estão sujeitos a multa e cassação do direito de dirigir por até três meses.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em abril deste ano, o Conselho Nacional do Trânsito (Contran) divulgou uma tabela com os prazos para a realização dos exames, de acordo com a data de vencimento da CNH. A partir do dia 1º de julho, as autoridades de trânsito começaram a fiscalizar se os motoristas estavam em dia com a obrigação, também de acordo com o calendário.
Todos os motoristas que têm CNH com data de vencimento entre março deste ano e junho de 2023, por exemplo, já estão sujeito a multas. Aqueles cuja CNH vence entre julho e dezembro de 2023 têm até até 30 de novembro pra realizar o exame toxicológico, que vai começar a ser cobrado pelas autoridades de trânsito a partir de 1º de dezembro.
Já os que possuem carteira com vencimento entre janeiro e abril de 2024 deverão fazer o exame até 31 de dezembro deste ano. Para estes, a fiscalização começa no dia 1º de janeiro de 2022.
Como é feito o exame toxicológico?
O exame toxicológico é feito com a coleta de pequenas amostras de cabelo. A análise toxicológica do material consegue determinar se o motorista consumiu ou não algum tipo de substância psicoativa até 6 meses antes da coleta.
Em caso positivo, o laudo aponta o tipo de substância consumida e estima a frequência com que a substância foi utilizada.
Leia também | Motoristas de caminhões e ônibus sem exame toxicológico serão multados em R$ 1.467,35
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.