Ícone do site Portal GCMAIS

Taxa de positividade nos exames realizados no Aeroporto de Fortaleza aumentou em 100 vezes em um mês

Covid-19: Ômicron responde por 96% de amostras analisadas, diz Fiocruz

Desde julho de 2021 o Governo tem montado centros de testagem na Capital e no Interior. Foto: Governo do Estado. Foto: Governo do Estgado

Entre dezembro de 2021 e o início deste ano, o Centro de Testagem para Viajantes do Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, registrou um aumento em 100 vezes na taxa de positividade de testes de covid-19 e Influenza. A informação foi revelada nesta quarta-feira (5) pelo governador do Ceará, Camilo Santana, durante o anúncio das medidas do novo decreto do Governo do Estado.

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Para além dos dados preocupados verificados no Aeroporto, houve crescimento de testes positivos em todos os seis Centros de Testagem do Ceará, segundo Camilo. São cinco em Fortaleza e um em Juazeiro do Norte. Na avaliação do governador, a disseminação da variante Ômicron no Ceará e o aumento dos casos de Influenza, principalmente na Capital, impacta no aumento da demanda nas unidades do sistema de saúde público e privado no Estado. “Isso acarreta também uma procura pelos serviços de saúde, que também aumentaram muito”, observou o chefe do executivo estadual.

Leia também | Influenza ou Covid-19? Entenda a importância da testagem para o diagnóstico

Diante dessa situação, o governador informou que a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) está ampliando os leitos de enfermaria e UTI para atendimento a pacientes com síndrome gripal na rede pública estadual, assim como a ampliação da testagem. “O Hospital Leonardo Da Vinci voltará a ser o nosso hospital-referência de síndromes respiratórias, para atendimento prioritário tanto de Covid quanto para Influenza. Por isso ampliamos para 160 leitos disponíveis para esses casos. Vamos aumentar também a testagem, distribuir para todos os municípios mais testes, e assim ampliar a testagem para ter dados reais dessa pandemia”, comentou Camilo.

Publicidade

Leia também | Ceará pretende vacinar contra Covid-19 mais de 900 mil crianças

Crescimento de síndromes respiratórias agudas

O secretário da Saúde do Estado, Marcos Gadelha, confirmou que os casos da variante Ômicron têm uma disseminação de alta velocidade, e que o Estado já sinaliza predominância nos novos casos detectados. Somado a isso, há forte aumento de atendimentos para doenças com sintomas respiratórios.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

“Registramos o crescimento de síndromes respiratórias agudas, que são casos de influenza que levam ao desconforto respiratório. Então, para as pessoas que procuram as unidades de saúde, é importante que se tenha o diagnóstico precoce, se síndrome gripal ou Covid, para serem logo tratados, medicados, e assim não progridam para uma internação. Para síndrome gripais, é importante que tenha o medicamento e que seja atendido nas primeiras 48 horas dos sintomas”, detalhou Gadelha.

Para tratar casos de Influenza, o governador Camilo Santana garantiu uma nova compra do medicamento Tamiflu para o estado do Ceará.

Sair da versão mobile