Os selecionados vão ter acompanhamento psiquiátrico, além de participar de sessões de terapia.
Projeto da UFC seleciona interessados em parar de fumar
O Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), através do projeto Inspira Ação, está com inscrições abertas para pessoas interessadas em fazer parte de pesquisa sobre motivação para parar de fumar. Com atendimentos individuais e coletivos, os selecionados participarão de atividades de tratamento do tabagismo.
O projeto atua no combate ao tabagismo desde 2015 e tem a coordenação do professor Paulo Rodrigues, do Departamento de Medicina Clínica da Universidade Federal do Ceará (UFC). Os pacientes são encaminhados pelo próprio hospital e pelo serviço de regulação da Prefeitura de Fortaleza. O projeto também funciona como espaço de formação para estudantes de graduação e médicos residentes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Agora o projeto está recebendo pacientes da comunidade externa em geral (fumantes). Para se candidatar, é preciso preencher formulário eletrônico, que se destina a compor a lista de interessados em participar voluntariamente do estudo Teste de Richmond: Propriedades Psicométricas de Escala de Avaliação Breve da Motivação para Cessação Tabágica”, realizado no Serviço de Psiquiatria do Hospital Universitário. Os candidatos aprovados serão chamados progressivamente, conforme a disponibilidade de vagas.
Os selecionados precisam ter disponibilidade para cinco sessões semanais de terapia em grupo e três sessões de manutenção, realizadas 15, 30 e 60 dias após a conclusão das sessões semanais. Se for necessário, o voluntário também contará com medicações prescritas pelo médico que o acompanhará para facilitar a abstinência do cigarro.
Entre os pré-requisitos, é necessário estar motivado a parar de fumar, ter capacidade de compreender os formulários e de cooperar com as estratégias estabelecidas pelo Inspira Ação.
Leia também | UFC seleciona voluntários para pesquisa sobre depressão
Além disso, também é importante: ser maior de 18 anos de idade, estar fumando diariamente ou quase todos os dias, ter um mínimo de nove anos de escolaridade e disponibilidade para participar das etapas do estudo.
Após o preenchimento do formulário, os candidatos potencialmente elegíveis serão convidados a comparecer à avaliação inicial. Os que não preencherem o perfil do estudo receberão informações sobre outros serviços onde poderão buscar apoio para parar de fumar.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.