BRASIL

Petrobras anuncia reajuste nos preços dos combustíveis; gasolina e diesel têm alta

A alta foi tema de discussão em reunião extraordinária do Conselho de Administração da estatal

Compartilhe:
17 de junho de 2022
Roberta Fontelles

Nesta sexta-feira (17/06), a Petrobras anunciou reajuste nos combustíveis. As novas altas atingem os preços da gasolina e do diesel vendidos às distribuidoras, a partir do sábado (18/06). Os valores do GLP não serão alterados.

Petrobras anuncia reajuste nos preços dos combustíveis; gasolina e diesel têm alta
Foto: Agência Brasil

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Reajuste dos combustíveis

Com o reajuste, o preço médio de venda de gasolina tem alta de 5,18%. O diesel registra aumento de 14,26%. A alta foi tema de discussão em reunião extraordinária do Conselho de Administração da Petrobras.

Conforme a Agência Nacional do Petróleo (ANP), o preço médio da gasolina no país ficou em R$ 7,247 na semana encerrada no dia 11. Já o do diesel, em R$ 6,886.

Leia mais | 5 coisas que você não sabe sobre o saque-aniversário do FGTS

Senado aprova fundo de estabilização do preço do combustível e auxílio-gasolina

O plenário do Senado aprovou, em março deste ano, o Projeto de Lei (PL) 1.472/2021, que altera a forma de cálculo do preço dos combustíveis, além de criar um fundo de estabilização do preço da gasolina. Esse fundo funcionará como um mecanismo de amortecimento contra flutuações do preço do petróleo no mercado internacional. O objetivo é reduzir o valor dos combustíveis nos postos e evitar a oscilação constante de preços para o consumidor. Agora, o projeto segue para a Câmara.

O projeto de lei do fundo de estabilização do combustíveis estabelece diretrizes da política de preços na venda de combustíveis e derivados do petróleo. São elas: proteção dos interesses do consumidor; redução da vulnerabilidade externa; estímulo à utilização da capacidade instalada das refinarias; modicidade de preços internos; e redução da volatilidade de preços internos.

A lógica da Conta de Estabilização será economizar na baixa, retardando a queda dos preços, para posteriormente retardar a alta dos preços, contendo variações de curto prazo. Assim, a fonte prioritária dessa conta sairá da própria margem de variação dos preços.

O texto também estipula que os preços dos combustíveis derivados de petróleo praticados no país tenham como referência as cotações médias do mercado internacional, os custos internos de produção e os custos de importação.

>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.