PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Candidatos de concurso da Polícia Militar denunciam eliminação ilegal de pretos e pardos

Mais de 280 candidatos entraram na justiça

Compartilhe
Candidatos de concurso da Polícia Militar denunciam eliminação ilegal de pretos e pardos
Foto: GCMais

Conforme denúncias de candidatos, pretos e pardos sofreram eliminação ilegal das cotas do concurso da Polícia Militar do Ceará. Sem critérios objetivos e sem a devida motivação do ato administrativo, a eliminação ocorreu baseada apenas na escolha subjetiva dos avaliadores.

Entre o final do ano passado e o começo deste, milhares de pessoas participaram do concurso da PMCE. Muitos candidatos comemoraram a aprovação com boas notas na prova objetiva, mas em outras fases do concurso foram eliminados, segundo eles, sem motivos.

Leia também: Baleia-jubarte é encontrada morta no mar de Icapuí, no Ceará

Eliminação ilegal em concurso da Polícia Militar do Ceará

Mais de 280 candidatos entraram na justiça pelo mesmo motivo: a banca examinadora do concurso não os reconheceu como pardos ou negros e eles foram excluídos do processo sem explicação. Além desses casos, outras irregularidades também foram identificadas e são mais de 800 candidatos com processos na justiça sobre o concurso.

PUBLICIDADE

Uma mulher prefere não se identificar conta que foi aprovada em todas as fases do concurso, mas no final teve o nome trocado pelo de outra candidata.

PUBLICIDADE

Na última terça-feira, a Procuradoria-Geral do Estado do Ceará convidou representantes da comissão de candidatos em julgamento do concurso de Soldado da PM/2022 para esclarecer assuntos relacionados à fase de heteroidentificação do concurso e informar sobre os encaminhamentos adotados pela Câmara de Prevenção e Resolução de Conflitos - CPRAC.

PUBLICIDADE

Por nota, a pasta esclareceu que a realização das fases do concurso para Soldado PM/CE, Edital 2021, foram e ainda são, para candidatos com pendência, de responsabilidade do órgão estadual contratante da organizadora do certame (Aesp), bem como da comissão específica designada para o seu acompanhamento.

"Em razão disso, para que providências possam ser tomadas sobre eventual situação crítica, é preciso que se dê à PGE o conhecimento oficial sobre o fato, a fim de que se proceda às devidas apurações. Acerca das situações mencionadas na mensagem, não há notícia da formalização de algo a respeito nesta PGE" destaca.
PUBLICIDADE

O orgão ainda disse que vai esclarecer que situações como as indicadas podem estar sendo questionadas judicialmente. Assim, a esfera  PGE vai atuar na defesa do Estado, sem prejuízo da possibilidade de providências serem adotadas para correção de eventuais distorções, nos limites da sua competência, que se entender devidamente comprovadas na realização do certame.

PUBLICIDADE

Confira mais detalhes na reportagem do Jornal da Cidade:

PUBLICIDADE
Leia também
Baleia-jubarte é encontrada morta no mar de Icapuí, no Ceará
INUSITADO
Baleia-jubarte é encontrada morta no mar de Icapuí, no Ceará
18 de set. de 2026 - 11:00
Motorromaria de Canindé reforça cuidados com segurança antes da estrada
PREPARAÇÃO
Motorromaria de Canindé reforça cuidados com segurança antes da estrada
17 de set. de 2026 - 23:46
Mais de 190 toneladas de resíduos são retiradas do esgoto no Ceará; veja o que não pode ser descartado
SUSTENTABILIDADE
Mais de 190 toneladas de resíduos são retiradas do esgoto no Ceará; veja o que não pode ser descartado
17 de set. de 2026 - 19:35