Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme)
Cidades cearenses marcam temperatura mínima de 17,2ºC, diz Funceme
Temperaturas mínimas entre 17,2ºC e 19ºC foram registradas na manhã desta terça-feira (5) em cinco cidades cearenses. Os dados foram divulgados pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cidades cearenses com temperaturas mínimas
Fortaleza teve 22,6ºC, de acordo com os termômetros da Funceme. As cidades cearenses com menores temperaturas foram: São Benedito (17.2ºC); Poranga (18ºC); Guaramiranga (18,2ºC), Crato (18,6ºC); e Aiuba (19ºC).
Na última segunda-feira (4), Fortaleza amanheceu fria, nublada e com chuva isolada. A capital cearense registrou uma temperatura de 22,5 ºC, nos termômetros oficiais da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).
Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme, reforça que pesar de ser inverno do hemisfério sul, as temperaturas no estado do Ceará não costumam variar tanto devido à proximidade da região com a linha do Equador. A temperatura registrada em algumas cidades correspondem à climatologia esperada para o mês de julho.
Leia também | Alagoas tem 50 municípios em emergência devido às chuvas
Astronomia: julho terá chuva de meteoros e Lua dos Cervos
Batizada de “Buck Moon” – ou Lua dos Cervos, em tradução livre – pela cultura nativo-americana dos Estados Unidos, a Lua cheia de julho, que também é a terceira Superlua do ano, será um dos principais eventos astronômicos do mês, que tem uma agenda repleta para os entusiastas da observação.
O inverno de 2022, iniciado em 21 de junho, é a época mais propícia para observações astronômicas. Com a queda da umidade atmosférica, os céus sem nuvens e as noites mais longas facilitam a captação de luzes estelares.
Já no começo do mês, precisamente no dia 4, a Terra estará posicionada em afélio – o ponto da órbita em que se registra a maior distância possível do Sol. A Lua dos Cervos inicia o ciclo no dia 6 de julho, quando entra na fase de quarto-crescente. O perigeu – fase em que o satélite natural está mais próximo da Terra e que caracteriza a Superlua – se dá no dia 13 de julho, dia em que o fenômeno atinge o ápice.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.