LUTO NA ARTE

Morre a escritora Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras

Escritora nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e se formou em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Compartilhe:
17 de dezembro de 2022
Portal GCMAIS

A escritora e acadêmica Nélida Piñon morreu neste sábado (17), em Lisboa, aos 85 anos. Ocupante da Cadeira 30 da Academia Brasileira de Letras (ABL), ela fez história ao ser a primeira mulher a presidir a entidade. Ela assumiu a presidência em 1996.

Morre a escritora Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras
Foto: Divulgação

>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Nélida Piñon se formou em Jornalismo

Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1937 e se formou em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Conforme o site da ABL, ela foi a primeira mulher no mundo a presidir uma academia de letras.

Em nota, a ABL destacou a importância de Nélida Piñon. A causa da morte não foi informada. A entidade anunciou que o sepultamento será no seu mausoléu, mas não divulgou a data. A realização de uma Sessão da Saudade está confirmada para o dia 2 de março de 2023, no Salão Nobre. A ABL informou que trata-se de uma cerimônia tradicional, na qual os integrantes externarão o seu sentir e o seu pensar sobre a colega homenageada. A Câmara Brasileira do Livro (CBL) também lamentou a perda de “uma das mais brilhantes escritoras brasileiras”.

Cantora Gal Costa morre aos 77 anos

A cantora Gal Costa morreu aos 77 anos, em novembro deste ano. Maria das Graças Penna Burgos, conhecida como Gal Costa, nasceu em Salvador, Bahia, no dia 26 de setembro de 1945. Filha de Arnaldo Burgos e Mariah Costa Penna, ficou órfã de pai com 14 anos de idade. Trabalhou como balconista de uma loja de discos em Salvador. Em 1963, conheceu Caetano Veloso, apresentada por Dedé Gadelha, sua vizinha e amiga e futura esposa do cantor.

Leia mais | Humorista e apresentador Jô Soares morre aos 84 anos

Humorista Jô Soares morre aos 84 anos

O apresentador e humorista Jô Soares morreu em agosto deste ano, em São Paulo. A morte foi confirmada nas redes sociais pela ex-esposa Flavia Pedras Soares e confirmada pela assessoria de imprensa do artista.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<  

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.