SEGURANÇA HÍDRICA

Açudes cearenses chegam a 50% da capacidade de armazenamento

Última vez que o estado alcançou esse índice foi há 10 anos

Compartilhe:
30 de abril de 2023
Portal GCMAIS

Ainda temos pela frente cerca de um mês para o fim da quadra chuvosa e os reservatórios de água do Ceará estão com 50% de capacidade armazenada, uma marca inédita nos últimos anos.

Açudes cearenses chegam a 50% da capacidade de armazenamento
Foto: Cogerh

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Neste domingo (30), o Portal Hidrológico do Ceará, gerenciado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), aponta que os 157 reservatórios monitorados atingiram metade da capacidade. 2012 foi o último ano que esse índice foi alcançado.

Leia mais | Saiba o que abre e fecha em Fortaleza no feriado do Dia do Trabalho

Mesmo com esse favorável, algumas bacias hidrográficas, como as das regiões do Curu, Médio Jaguaribe e Sertão de Crateús, ainda estão com reserva na casa de 30%. Já nas bacias de Acaraú, Litoral, Coreaú e nas Bacias Metropolitanas, esse volume total passa dos 70%.

O volume total acumulado atualmente é de 9,29 bilhões de metros cúbicos, considerando os 157 açudes monitorados pela Cogerh. Em 2012, o estado tinha 10 açudes a menos sob monitoramento. À época, a marca de 50% da capacidade total dos reservatórios representava 9,23 bilhões de metros cúbicos.

Hoje, 67 açudes estão sangrando. O mais recente a transbordar foi o São José III, no município de Ipaporanga. Segundo a Companhia, o açude tinha alcançado a capacidade máxima pela última vez no ano de 2009.

Atualmente, o estado tem 13 açudes com volumes acima de 90% e 31 açudes com volumes abaixo dos 30% da capacidade.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.