Secretária do Turismo do Estado, Yrwana Albuquerque, fez a declaração durante entrevista à Jovem Pan News Fortaleza. Mas, para a gestora, trade turístico já deve colher bons resultados neste ano
Turismo deve demorar mais dois anos para voltar ao nível pré-pandemia no Ceará, afirma Setur
A Secretária de Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, concedeu uma entrevista à Jovem Pan News Fortaleza para discutir a situação atual do setor no estado. Em destaque na conversa, realizada na sexta-feira (19), estavam os impactos da pandemia e a recuperação das atividades turísticas após o evento de repercussão e impacto global.
Segundo a secretária, cerca de 50% das empresas turísticas encerraram as atividades durante a crise e ainda não conseguiram se reerguer totalmente. No entanto, o governo estadual pretende alcançar um crescimento significativo em 2023.
“Então não conseguimos ter um retorno. A gente ainda não tem uma saúde financeira de forma agradável, então muitas empresas estão realmente no momento confortável se compararmos em 2023. Mas aí as continhas que foram realmente geradas desde 2020 a 2022 elas precisam ser pagas. Então existe um refinanciamento, existe realmente uma prorrogação das dívidas que o trade tá conseguindo fazer esse pagamento. Ainda assim a gente não pode dizer que estamos 100% da covid. É algo que a gente tá conquistando”, informou Yrwana Albuquerque.
Segundo a secretária, o Ceará levará mais dois ou três anos para superar essa situação no turismo e liquidar as dívidas adquiridas durante a pandemia.
Em relação aos voos internacionais, o turismo no Ceará também enfrenta desafios. As companhias aéreas relatam dificuldades devido aos altos custos de combustível, que aumentaram durante a pandemia devido à valorização do dólar. Em 2019, o Estado do Ceará possuía voos diretos para 12 destinos internacionais, mas atualmente apenas quatro rotas estão em operação.
“A projeção é que a gente faça, até o final do ano, mais alguns voos. Nós não teremos os 12 porque as companhias aéreas ainda não conseguem suportar e não é por falta de turista. Turista no nosso estado nós temos. Então não é a falta de turismo que está fazendo com que as companhias aéreas eles não consigam retornar esses voos. Realmente são negociações. Existe uma parte burocrática e administrativa das companhias aéreas e a gente está nessa fase negociação para que a gente traga ainda em 2003 novos voos internacionais”, detalhou Yrwana.
Durante entrevista, a secretária afirmou que houve um crescimento de 71% no número de turistas estrangeiros no Ceará em 2023.
A titular da Secretaria de Turismo do estado também destacou o aumento da malha aérea no Ceará, com a adição de novos voos entre municípios cearenses e destinos internacionais.
“No primeiro trimestre nós tivemos um aumento de voos e passageiros internacionais. Acima de 70% no nosso aeroporto. Já juntando o quadrimestre ficamos ainda com crescimento de 50%. Hoje o turismo tem o que comemorar no estado do Ceará. A gente sabe da capacidade e do tamanho que o nosso Ceará é. Então de fato a gente está semanalmente conversando com as campanhas aéreas com esse objetivo de trazer uma maior quantidade de voos pro nosso estado”, afirmou a secretária de Turismo do Ceará.
Confira a entrevista completa
Rota das Emoções
A secretária do Turismo do Ceará, Yrwana Albuquerque, esteve na comitiva da Rota das Emoções em audiências nos órgãos federativos do Turismo, em Brasília, nesta quinta-feira (18). Durante os encontros, foram realizadas apresentações da governança e alinhamento de estratégias para promoção dos destinos da Rota que, além do Ceará, conta com a participação de Piauí e Maranhão.
“Estamos na promoção para que a gente possa cada vez mais fazer a divulgação não só nacional como internacional dessa rota, que favorece 14 municípios juntando os três estados”, explica Yrwana Albuquerque em entrevista a Jovem Pan News Fortaleza.
Segundo a secretária, a Rota das Emoções tem grande potencial, pois contempla destinos em três estados do Nordeste que recebem milhares de turistas anualmente.
“Do Ceará, por exemplo, temos o Parque Nacional de Jericoacoara que é um patrimônio dos cearenses e um dos destinos mais buscados no mundo”, avalia Yrwana.
A Rota das Emoções é um roteiro no Nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo dos 500 km de percurso, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão.
No total, são 14 municípios que compõem a rota. Os cearenses são: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz.
Os destinos possuem riquezas naturais singulares, levando o visitante a ter contato, a partir do litoral, com a cultura e particularidades de cada município a serem descobertas pelos visitantes.
Leia mais | Fortaleza terá voo semanal para Aracati
>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.