MEIO AMBIENTE

Dia Mundial da Tartaruga Marinha: Praia do Cumbuco registra o nascimento de 137 filhotes

Só este ano, a Prefeitura de Caucaia identificou mais de 135 ninhos em todo o litoral.

Compartilhe:
17 de junho de 2023
Portal GCMAIS

A Praia do Cumbuco, em Caucaia, foi palco do nascimento de 137 filhotes da tartaruga-de-pente, conhecida cientificamente como Eretmochelys imbricata. A eclosão dos ovos foi acompanhado por membros do Instituto do Meio Ambiente do Município de Caucaia (Imac), alunos da rede municipal, turistas, Agentes Jovens Ambientais (AJAs) e pela comunidade local, nessa sexta-feira (16), no Dia Mundial da Tartaruga Marinha.

Dia Mundial da Tartaruga Marinha: Praia do Cumbuco registra o nascimento de 137 filhotes
Foto: Divulgação

Só este ano, a Prefeitura de Caucaia identificou mais de 135 ninhos em todo o litoral. O presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia, Leandro Alves, destacou que o momento foi uma ótima oportunidade de educação ambiental para os estudantes.

“O foi um dia de educação ambiental muito importante para essa turma que está podendo ver na prática o que está acontecendo no nosso litoral. Daqui a 15 a 20 anos essas mesmas tartaruguinhas vão retornar para Caucaia para fazer o mesmo processo. As tartarugas são termômetros de qualidade ambiental e é por isso que a gente está empenhado em cuidar delas”, reforçou Leandro.

O prefeito de Caucaia, Vitor Valim, que estava na companhia da filha e da primeira-dama, Juliana Valim, também falou da importância de presenciar mais um nascimento de tartarugas no litoral do Cumbuco.

“É muito importante investirmos em políticas de educação ambiental no nosso município. Nós somos o primeiro município que cuida com recursos próprios de monitoramento das tartarugas e isso é motivo de orgulho. Isso significa respeito ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável para a nossa Caucaia”, frisou o gestor.

Litoral da Caucaia

O litoral de Caucaia um dos locais onde há bastante desova de tartarugas, por exemplo, a praia do Cumbuco é a única do Ceará com certificação Bandeira Azul, uma chancela internacional que atesta o foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social do município.

Pioneirismo

Desde 2022 o IMAC possui uma licença de monitoramento de ninhos de tartarugas concedida pelo ICMBio e segue sendo o primeiro e único órgão ambiental municipal no Ceará que realiza esse trabalho com recursos próprios e de forma autônoma.

Caucaia é o segundo município do Brasil a ter autorização ambiental para esse tipo de monitoramento ambiental. Essas conquistas se devem ao investimento em ações de preservação e monitoramento desenvolvidas pela gestão municipal atual.

Além do monitoramento do ambiente marinho costeiro, o IMAC contribui com a preservação ambiental do município em seu trabalho de licenciamento, fiscalização, educação ambiental e gestão do lixo.

O IMAC informa que a população pode ajudar a monitorar a vida marinha e costeira do município e proteger os ninhos das tartarugas. Para isso, basta entrar em contato através do número de Whatsapp (85) 98108-0778 e informar onde foram avistados ninhos e encalhes de animais vivos ou mortos.

Leia também | Fortaleza tem 13 trechos de praias próprios para banho

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.