De acordo com o secretário de Segurança Pública do Ceará, câmeras corporais na farda de policiais militares tem como objetivo aumentar a transparência e a prestação de contas no trabalho policial
Polícia Militar do Ceará implementará câmeras corporais até o final de 2023
O secretário da Segurança Pública do estado, Samuel Elânio, anunciou que a instalação de câmeras corporais nos uniformes da Polícia Militar do Ceará está prevista para começar ainda este ano. Em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (4), o secretário enfatizou que essa medida é uma orientação e determinação direta do governador.

A declaração foi feita durante a coletiva de imprensa para apresentar a redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) em 28,8% em Fortaleza e 7% em todo o estado do Ceará. Os números foram divulgados pela administração em um evento sediado na Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).
“Eu já formalizei, já repassei para a Casa Civil um estudo que foi feito pela Polícia Militar para que a gente consiga dar andamento da melhor forma e como é que vai ser implementado isso. E aproveitando já que a SAP como já vinha em teste essas câmeras talvez a gente aproveite até a mesma tecnologia”, informou Samuel Elânio.
Conforme o secretário, a implantação das câmeras começará em grupos específicos da Polícia Militar do Ceará e, posteriormente, será expandida para outras forças de segurança.
Em relação à PM, Samuel Elânio explicou que ainda não há uma data definida para o início da instalação. “Talvez a gente consiga algumas câmeras de teste. Mas assim a aquisição propriamente dita vai ficar um duvidosa porque tem questão de licitação, aquisição e aí fica difícil estabelecer uma data, mas acredito que no decorrer do ano até o final do ano a gente já teria algumas câmeras pra serem usadas. Via de regra a gente vai testar inicialmente em determinados grupos da Polícia Militar e depois a gente vai avaliar, fazer estudos da questão da própria ampliação pra outras forças”, disse o secretário.
O secretário também mencionou que, como a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) já iniciou os testes, a SSPDS pode aproveitar a mesma tecnologia. Dessa forma, até o final do ano, a Secretaria da Segurança espera ter câmeras prontas para uso.
Essa iniciativa visa aumentar a transparência e a prestação de contas no trabalho policial, bem como fornecer evidências mais robustas em casos de ocorrências e abordagens. A implantação das câmeras corporais é uma medida importante para fortalecer a segurança pública no Ceará e promover a confiança da população nas instituições policiais.
Leia mais | Fortaleza registra redução de 28,4% no número de mortes violentas no 1º semestre de 2023
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Enquanto jogavam futebol, quatro pessoas são mortas em chacina na Barra do Ceará

Com foco em populações vulneráveis, Justiça do Ceará realiza ação para emissão de registros de nascimento

Furto de cabos cresce no Ceará e já afeta milhares de consumidores em 2025; 95 suspeitos foram presos
