Algumas cidades do Norte e do Nordeste seguem sem energia após mais de três horas do apagão que começou por volta de 8h20 desta terça-feira (15). A informação foi confirmada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) que divulgou uma atualização sobre a situação do fornecimento de energia elétrica no Brasil.
Segundo o Ministério, já foi possível retomar as cargas afetadas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. As equipes responsáveis estão atualmente concentradas no restabelecimento das cargas ainda prejudicadas nas regiões Norte e Nordeste do país. Até o horário das 10h22, foi possível recompor 27% da carga na região Norte e 68% na região Nordeste.
O apagão deixou 25 estados e o Distrito Federal sem energia elétrica, apenas Roraima não foi afetado pela interrupção. No Ceará, a energia faltou depois das 8 horas, dependendo dos bairros e cidades. Em Fortaleza, o abastecimento voltou aos poucos depois das 11 horas. Em algumas cidades do interior cearense, o apagão se prolongou mais e em outros durou pouco tempo.
Diante do apagão, o ministro de Minas e Energia Alexandre Silveira tomou medidas imediatas para lidar com a crise. Foi determinada a criação de uma sala de situação, liderada pelo próprio ministro, que coordena todas as ações para a retomada do fornecimento. Além disso, ele também ordenou uma investigação detalhada para identificar as causas precisas do incidente.
Fornecimento de energia está voltando aos poucos no Ceará, diz Enel
A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Ceará, informou, por volta de 10h30 da manhã de hoje (15), que parte dos clientes tiveram o fornecimento de energia interrompido devido a um corte de carga realizado pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em diversos estados do país.
Mas, a energia foi restabelecida de forma gradual, sendo totalmente normalizada às 8h48 no Rio de Janeiro; em São Paulo às 9h20. No Ceará, o fornecimento esta sendo restabelecendo gradualmente, seguindo orientação do ONS.
Ainda de acordo com a Enel, o procedimento de corte de cargas – conhecido como Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC) - acontece de forma automática quando alguma ocorrência é identificada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e ocorre para proteger o sistema elétrico de danos maiores.




