Os dados são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, que foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação
Ceará é primeiro no ranking de alfabetização no Brasil; estado é o único a superar 80%
O Ceará ficou em primeiro lugar entre os estados no ranking de alfabetização no Brasil, alcançando 85%, o único com resultado acima de 80%. Os dados são do 1º Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, que foram divulgados nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Educação. O índice faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, referente ao ano de 2023.
O estado atingiu o nível 5 da meta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) para alfabetização na idade certa, com mais de 80% do público alfabetizado no 2º do ensino fundamental. Em nível nacional, o Brasil ficou com 56%. Segundo o Ministro da Educação, Camilo Santana, foram investidos mais de R$ 1 bilhão no programa a fim dos estados desenvolverem políticas de alfabetização.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
No Ceará, 100% dos municípios aderiram ao programa. O 1º Relatório de Resultados mostra que o Estado quase dobrou o número de crianças alfabetizadas em 2023 em comparação à última avaliação do Saeb, em 2021, quando tinha 45% da alfabetização na idade certa. O indicador mostra que foram 40 pontos percentuais a mais em relação ao registrado na época, atingindo 85% agora.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada foi firmado pelo MEC em 2023, com o objetivo de articular ações municipais, estaduais e federais em torno de uma meta: garantir que 100% das crianças do 2º ano do ensino fundamental saibam ler e escrever.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Ceará é primeiro estado no ranking de alfabetização no Brasil
Confira a lista e porcentagem dos estados
- Ceará – 85%
- Paraná – 73%
- Espírito Santo – 68%
- Goiás – 67%
- Rondônia – 65%
- Rio Grande do Sul – 63%
- Santa Catarina – 61%
- Minas Gerais – 60%
- Pernambuco – 59%
- BRASIL – 56%
- Maranhão – 56%
- Mato Grosso – 55%
- Amazonas – 52%
- Piauí – 52%
- Rio de Janeiro – 52%
- São Paulo – 52%
- Paraíba – 51%
- Pará – 48%
- Mato Grosso do Sul – 47%
- Alagoas – 44%
- Tocantins – 44%
- Amapá – 42%
- Bahia – 37%
- Rio Grande do Norte – 37%
- Sergipe – 31%
Para os próximos anos, o MEC estabeleceu metas progressivas, seguindo o padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada. Para 2024, o índice deve chegar a 60% de crianças alfabetizadas após o segundo ano do fundamental.
Leia também | Descontos: mais de 200 empresas aderem ao Dia Livre de Impostos em Fortaleza e Eusébio
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.