Operação continuará até o final de agosto.
Operação “Shamar” prende nove suspeitos de violência contra a mulher no Ceará
Em uma ação no combate à violência contra a mulher, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do Ceará iniciou a operação “Shamar”, coordenada nacionalmente pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Logo no primeiro dia da operação, realizada a partir desta quinta-feira (1), nove suspeitos foram presos em diversas cidades do estado.
A operação “Shamar”, que faz parte das atividades do “Agosto Lilás” — um mês dedicado à conscientização e combate à violência de gênero —, foi lançada para aumentar a segurança e a proteção das mulheres em situação de vulnerabilidade. A ofensiva tem como objetivo promover ações preventivas, repressivas, ostensivas e educativas em todo o estado do Ceará e continuará até o final de agosto.
Capturas realizadas na operação contra suspeitos de crimes contra a mulher
No primeiro dia da operação, as Forças de Segurança do Ceará realizaram nove prisões em diferentes localidades, sendo seis em flagrante e três por cumprimento de mandados de prisão. As ações tiveram foco em crimes de violência doméstica, estupro de vulnerável, descumprimento de medidas protetivas, entre outros. As capturas ocorreram nas cidades de Fortaleza, Caucaia, Beberibe, Camocim, Baturité, Juazeiro do Norte, Maranguape e Pacajus.
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
A Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE) prendeu um homem de 36 anos em flagrante, suspeito de violência doméstica. O suspeito foi capturado na casa de familiares após ter agredido a ex-companheira, de 24 anos, que tentava encerrar o relacionamento. Ele foi autuado por lesão corporal no âmbito da violência doméstica e familiar contra a mulher. O homem possui antecedentes criminais por tráfico de drogas.
A Polícia Militar do Ceará (PMCE) prendeu um jovem de 21 anos, que já respondia por receptação, também por violência doméstica. A vítima, uma adolescente de 17 anos, solicitou uma medida protetiva de urgência contra o suspeito. Ele foi autuado por lesão corporal e está sob investigação da Delegacia Regional de Baturité.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Os outros casos registrados envolvem acusações similares, com mandados de prisão emitidos para crimes de descumprimento de medidas protetivas e estupro de vulnerável. As capturas representam um esforço conjunto das forças de segurança do Ceará para reprimir atos de violência e proporcionar mais segurança às mulheres em situação de risco.
A operação “Shamar” é liderada pela Coordenadoria de Planejamento Operacional (Copol) da SSPDS, em colaboração com diversas unidades, incluindo a Coordenadoria de Inteligência (Coin/SSPDS), Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops/SSPDS), Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer/SSPDS), além da Polícia Civil e Militar do Ceará.
As ações são guiadas por indicadores fornecidos pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), em parceria com o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). O foco está na identificação e captura de indivíduos envolvidos em crimes de violência contra a mulher, bem como na implementação de medidas preventivas para evitar futuras ocorrências.
Leia também | Ao vivo: No Ceará, Lula sanciona marco legal do hidrogênio verde, acompanhe
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.