Inicialmente focado em crianças e adolescentes, o projeto agora também beneficia adultos, ampliando o impacto do serviço
Célula de Fonoaudiologia da Assembleia Legislativa do Ceará promove inclusão e autonomia de pessoas com síndrome de Down
A célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) tem se destacado na inclusão de pessoas com síndrome de Down, oferecendo atendimento voltado para o desenvolvimento da fala e promoção da autonomia. Inicialmente focado em crianças e adolescentes, o projeto agora também beneficia adultos, ampliando o impacto do serviço.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo a orientadora da célula, Socorro Timbó, o projeto desempenha um papel fundamental tanto no acolhimento das famílias quanto no estímulo à independência dos pacientes. “Ainda era pequeno o atendimento com síndrome de Down, e começamos a receber também adolescentes, e daí veio o desejo de fazer um projeto maior para essas crianças que já são. Não são mais crianças, já são adultos, adolescentes e adultos”, afirmou.
Marina, uma das pacientes, retomou o tratamento há dois anos, e sua mãe celebra os avanços conquistados: “A evolução da Marina é visível, a cada dia ela está conseguindo falar melhor e se expressar melhor.” Victor, também participante e ator, destacou a relevância da terapia para sua profissão: “Como ator, preciso da voz perfeita. Como é que um dia eu vou estar fazendo algum trabalho se eu tivesse a voz que eu tinha?”, disse.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A célula de Fonoaudiologia do Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia Legislativa desempenha um papel na promoção da inclusão e do desenvolvimento de pessoas com diversas condições, incluindo a síndrome de Down. O foco principal dessa célula é oferecer atendimento especializado em fonoaudiologia, visando não apenas a melhoria da fala, mas também a autonomia e a qualidade de vida dos atendidos.
Além do desenvolvimento da fala, o projeto se preocupa com o fortalecimento dos vínculos familiares e o atendimento de outras necessidades dos participantes, como odontologia e nutrição, sempre considerando as demandas individuais.
Célula de Fonoaudiologia da Assembleia Legislativa promove inclusão e autonomia de pessoas com síndrome de Down
Leia também | Assembleia Legislativa do Estado do Ceará oferece atendimento gratuito de fisioterapia para população e servidores
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Detran-CE recebe visita de crianças atendidas pelo CIADI para aula sobre trânsito seguro

Crianças com síndrome de down recebem atendimento multidisciplinar gratuito no CIADI da Assembleia Legislativa do Ceará

Transformação na vida de crianças autistas: veja o impacto da musicoterapia na Assembleia Legislativa do Ceará
