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Transformação na vida de crianças autistas: veja o impacto da musicoterapia na Assembleia Legislativa do Ceará

O musicoterapeuta Rodrigo Félix destacou como essa técnica tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da comunicação e da interação social

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3 de outubro de 2024
Portal GCMAIS

A musicoterapia tem se mostrado uma ferramenta poderosa no tratamento de crianças autistas atendidas pelo Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (CIADI) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). A técnica tem contribuído significativamente para o desenvolvimento da comunicação e da interação social dessas crianças.

Transformação na vida de crianças autistas: veja o impacto da musicoterapia na Assembleia Legislativa do Ceará
Foto: Bia Medeiros

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Maria Alice, uma das pacientes do CIADI, exemplifica o impacto positivo da musicoterapia. Diagnosticada com autismo, ela participa de sessões duas vezes por semana. A mãe, Patricia Herculano, relatou que, graças ao acompanhamento, Maria Alice se tornou “uma criança que fala, busca o contato visual e brinca com outras crianças”. A evolução dela é notável, e a mãe acredita que a terapia tem sido fundamental para seu desenvolvimento.

O musicoterapeuta Rodrigo Félix explicou que cada criança passa por uma avaliação inicial para identificar suas dificuldades e potenciais. “A musicoterapia trabalha de forma individualizada ou em grupo, focando nos potenciais e nas dificuldades de cada indivíduo para desenvolver um plano terapêutico”, afirmou.

Um dos aspectos mais importantes da musicoterapia é sua natureza não verbal, que facilita a comunicação. Segundo Félix, “a música abre canais de comunicação e interação social, ajudando a estimular a comunicação expressiva e perceptiva”. Essa abordagem é especialmente benéfica para crianças que sofrem de hipersensibilidade auditiva, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor.

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Além disso, o profissional destacou o uso de técnicas como a improvisação musical, que estimulam a criatividade e a autonomia das crianças. “Trazer elementos da vivência das crianças para as sessões é muito interessante, pois cada uma delas tem experiências únicas que podem enriquecer a intervenção”, acrescentou.

A iniciativa não apenas melhora as habilidades sociais e comunicativas dos pequenos, mas também oferece um espaço para a expressão criativa e emocional, demonstrando o potencial transformador da música na vida dessas crianças.

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