Samila percebeu o potencial da música como ferramenta de ensino e interação para crianças ainda no início de sua jornada como professora de educação infantil.
Banda Tia Samila e Sua Turma transforma aprendizado infantil em música e inclusão
O grupo infantil Tia Samila e Sua Turma, liderado por Samila Santos, pedagoga e cantora, se destaca em Fortaleza por unir música, arte e educação em suas apresentações. Com uma carreira que começou na sala de aula, Samila percebeu o potencial da música como ferramenta de ensino e interação para crianças ainda no início de sua jornada como professora de educação infantil.
“Eu sempre gostei da interação, das crianças, de que elas não ficassem somente sentadas, escutando o que eu pudesse oferecer, mas que elas pudessem interagir nas atividades. E foi aí que comecei a usar a música para ensinar, por exemplo, as cores ou os movimentos de lateralidade, como cima, baixo, de um lado para o outro. Isso envolvia as crianças de forma integral”, explica a artista.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A partir de uma formação inicial em voz e violão, as primeiras apresentações de Samila eram simples e restritas ao ambiente escolar. Foi durante este período que ela conheceu Thiago César, músico e produtor, com quem se casou e deu início a um projeto maior: Tia Samila e Sua Turma. “Foi a realização de um sonho”, relembra Samila.
O projeto cresceu rapidamente, e a banda passou a levar seu repertório educativo e cultural para eventos públicos e privados. As apresentações combinam músicas didáticas, dinâmicas, oficinas criativas, contação de histórias e brincadeiras, encantando não só as crianças, mas também suas famílias.
Um dos diferenciais da banda é a temática de inclusão social, presente nos personagens Mila e Bento, que fazem parte do grupo. “A Mila é uma garotinha esperta que adora dançar, enquanto o Bento é uma criança autista que usa abafadores para diminuir a pressão sonora e interagir com seus amigos. Queremos mostrar que cada criança é única e que a inclusão é essencial”, comenta Samila.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
A banda já conquistou destaque no calendário cultural de Fortaleza, participando este ano do ciclo carnavalesco da cidade com o Bloquinho da Inclusão, que reforça a importância de respeitar as diferenças.
O impacto do trabalho vai além das apresentações. Segundo Samila, o feedback das famílias é um reflexo do sucesso da iniciativa. “Os pais me contam que as crianças em casa repetem o que aprenderam. Dizem: ‘Papai, mamãe, a Tia Samila ensinou que não pode jogar lixo no chão, que precisamos respeitar os amigos.’ Isso me realiza, porque nosso trabalho vai além do entretenimento”, conclui.
Com sua proposta educativa e lúdica, Tia Samila e Sua Turma se consolidaram como referência no entretenimento infantil de Fortaleza, levando alegria, aprendizado e valores fundamentais para crianças e suas famílias.
Leia também | Luciano Lopes comemora os 30 anos da irreverente Luana do Crato
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.