Os motoristas do Ceará poderão consultar o valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 a partir de 1º de janeiro, no site da Secretaria da Fazenda (Sefaz) ou pelo WhatsApp oficial da instituição: (85) 3108-1404.
O Governo do Ceará anunciou que condutores que não cometerem infrações de trânsito em 2024 terão direito a um desconto de 50% no imposto, benefício voltado para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos com até 125 cilindradas.
O IPVA no Ceará manterá as alíquotas entre 1% e 3,5% sobre o valor venal do veículo, sem reajustes. As principais categorias são:
- 1%: ônibus, micro-ônibus, caminhões, veículos de locadoras e motocicletas até 125 cilindradas sem infrações.
- 2%: motocicletas até 125 cilindradas com infrações e veículos elétricos.
- 3%: veículos entre 100 e 180 cv e motocicletas entre 125 e 300 cilindradas.
- 3,5%: automóveis acima de 180 cv e motocicletas com mais de 300 cilindradas.
Como saber o valor do IPVA 2025 CE?
A consulta ao valor do IPVA 2025 poderá ser feita a partir de 1º de janeiro, com a emissão do Documento de Arrecadação (DAE) no site da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz) ou pelo WhatsApp oficial da Sefaz: (85) 3108-1404.
O tributo poderá ser pago em cota única até 31 de janeiro, com desconto de 5%, ou parcelado em até cinco vezes, com vencimentos de fevereiro a junho. Quem participa do programa Sua Nota Tem Valor poderá acumular até 5% de abatimento adicional.
Isenções
Veículos agrícolas, táxis, ônibus de transporte público, micro-ônibus, vans, topics e automóveis com mais de 15 anos estão isentos do IPVA, assim como veículos adaptados para pessoas com deficiência.
Mais informações podem ser obtidas no Plantão Fiscal da Sefaz, pelo telefone (85) 3108-2200.
Leia também |Operação contra arboviroses em Fortaleza prevê vistoria de 700 mil imóveis; confira os bairros




