SEGURANÇA PÚBLICA

Novo Centro de Monitoramento de Segurança visa garantir “respostas imediatas” do Estado, afirma Elmano

O novo espaço reúne serviços de 13 instituições e promete respostas mais rápidas e eficazes às demandas da sociedade e no combate ao crime

Compartilhe:
10 de janeiro de 2025
Portal GCMAIS

O Governo do Ceará entregou nesta sexta-feira (10) o Centro de Tecnologia Avançada e Monitoramento de Segurança da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), localizado no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. O equipamento foi inaugurado pelo governador Elmano de Freitas, com a presença da cúpula da Segurança, do procurador-geral de Justiça, Haley Carvalho, e da secretária de Saúde de Fortaleza, Socorro Martins.

Novo Centro de Monitoramento de Segurança visa garantir “respostas imediatas” do Estado, afirma Elmano
Foto: Helene Santos e Carlos Gibaja - Casa Civil

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com investimento superior a R$ 11,2 milhões, financiados pelo programa Ceará contra o Crime, o novo espaço reúne serviços de 13 instituições e promete respostas mais rápidas e eficazes às demandas da sociedade e no combate ao crime.

O centro dispõe de mais de 50 telas, incluindo um telão de vídeo wall, e conta com um datacenter e tecnologias avançadas. Segundo o governador Elmano de Freitas, o equipamento possibilita monitoramento em tempo real de todo o estado. “Aqui temos acesso a informações que auxiliam no planejamento e nas ações das Forças de Segurança, oferecendo respostas imediatas às ocorrências”, afirmou.

A secretária da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, destacou o uso de tecnologia de ponta. “Esse centro reúne as emergências das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Samu e outros órgãos. Isso garante uma resposta integrada e eficiente”, explicou.

Mais de 448 profissionais trabalharão em regime de turnos, garantindo atendimento 24 horas por dia, sete dias por semana. O centro opera com 75 centrais de videomonitoramento e 4.096 câmeras, sendo 2.256 do governo e 1.840 de órgãos parceiros.

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Centro de Monitoramento de Segurança no Ceará

O sistema Agilis, por exemplo, integra diversas bases de dados para identificar rapidamente veículos usados em crimes. O Núcleo de Videomonitoramento fornece informações em tempo real para policiais em campo, enquanto o Núcleo de Teleatendimento lida com chamadas de emergência nos números 190, 192, 193, além de 911 e 112 para turistas estrangeiros.

A reestruturação das Forças de Segurança do Ceará prevê a criação de novas unidades da Ciops no interior, incluindo Quixadá, Baturité, Russas, Canindé e Aracati, além de núcleos em Crateús, Tianguá, Camocim, Itapipoca, Iguatu, Tauá, Campos Sales e Brejo Santo.

Em 2024, a Ciops atendeu quase 3 milhões de ligações, com uma média diária de 8.300 chamadas. Ranaielly Nohara, técnica do Samu, destacou a importância desse atendimento. “Somos a porta de entrada para salvar vidas”, afirmou.

Leia também |Prefeito Evandro Leitão sanciona a lei que acaba com a Taxa do Lixo em Fortaleza

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<< 

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.