tecnologia

Correios realizam primeira entrega de encomenda por meio de drone

A iniciativa faz parte de um projeto que busca criar “aerovias” — rotas específicas para entregas de encomendas utilizando drones

Compartilhe:
30 de março de 2025
Portal GCMAIS

Durante as celebrações pelo aniversário de Curitiba, na última quarta-feira (26), os Correios realizaram a primeira entrega de encomenda via drone. O equipamento transportou uma placa em homenagem ao município para o prefeito Eduardo Pimentel. A entrega simbólica integrou a programação do segundo dia da Smart City Expo, maior evento de cidades inteligentes das Américas.

Correios realizam primeira entrega de encomenda por meio de drone
Foto: Reprodução/Correios

Projeto de aerovias para drones

A iniciativa faz parte de um projeto que busca criar “aerovias” — rotas específicas para entregas de encomendas utilizando drones. O desenvolvimento da ideia é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Curitiba e a empresa Atech, especializada em sistemas de controle de voo.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

Com essa tecnologia, os Correios e a Atech passaram a realizar testes para compreender a dinâmica das entregas aéreas em áreas urbanas, avaliando os desafios técnicos envolvidos. “Sinto orgulho de Curitiba ser o piloto desse teste, de ter sido a entrega número um de drone dos Correios”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel durante o evento.

Drone 100% nacional

O drone utilizado na entrega é de fabricação totalmente nacional e tem capacidade para transportar cargas de até 35 quilos. A parceria para o desenvolvimento do projeto foi estabelecida em novembro do ano passado, e os Correios foram convidados a integrar a iniciativa em janeiro deste ano. Agora, os próximos passos incluem a obtenção de homologações e a definição de rotas seguras para as operações.

“O objetivo é estudar essas rotas, realizar testes-piloto e aprimorar o software”, explicou Rodrigo Persico, CEO da Atech. Segundo ele, novas etapas serão conduzidas para melhorar o desenvolvimento da tecnologia. O voo do drone respeitou todas as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Leia também| Pé-de-Meia: primeira parcela de 2025 começa a ser paga nesta segunda-feira (31)

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.