A segunda fase da operação está prevista para começar no dia 24 de abril
Agefis realiza fiscalização para coibir irregularidades no comércio de Fortaleza
A “Operação Consumidor em Foco” está percorrendo centros comerciais, lojas de rua e supermercados para garantir que os direitos dos consumidores sejam respeitados, especialmente em períodos de maior fluxo de vendas. A ação realizada pela Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) tem como objetivo verificar a qualidade dos produtos e a clareza das informações fornecidas pelos estabelecimentos, além das irregularidades no comércio.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
De acordo com a gerente de fiscalização Rebeca Silveira, a operação busca orientar os comerciantes sobre possíveis infrações e garantir que os consumidores tenham acesso a informações corretas. “A Agefis objetiva orientar esses estabelecimentos em relação a várias infrações que a gente pode constatar no nosso dia a dia de fiscalização, como por exemplo, a ausência de exposição dos preços dos produtos, a questão das informações publicitárias, se elas estão compatíveis com os produtos que aquele estabelecimento comercializa, informações sobre gramatura dos produtos, se o peso que consta na etiqueta corresponde ao peso do produto que está ali na gôndola”, explicou.
Agefis realiza fiscalização para coibir irregularidades no comércio de Fortaleza
Ver essa foto no Instagram
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
A segunda fase da operação está prevista para começar no dia 24 de abril, com a participação de 36 agentes que realizarão visitas e fiscalizações aos estabelecimentos comerciais. Caso sejam constatadas irregularidades, os responsáveis estarão sujeitos a penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor, incluindo multas proporcionais ao porte do estabelecimento. “Caso a fiscalização da Agefis constate a prática de uma infração em relação aos direitos do consumidor, é lavrado um auto de infração com aplicação de multa e essa multa varia de acordo com a capacidade econômica daquele estabelecimento, com o porte daquela empresa”, afirmou Rebeca Silveira.
Entre os problemas mais comuns identificados durante as fiscalizações estão a venda de produtos vencidos, propaganda enganosa e preços abusivos. A população pode contribuir com a operação denunciando irregularidades por meio dos canais oficiais da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis), como o aplicativo “Fiscalize Fortaleza”, o site “Denúncia Agefis ” ou o telefone 156. “Caso o cidadão constate algum estabelecimento praticando infrações em relação à defesa do consumidor, nós temos os nossos canais de denúncia, temos o nosso telefone 156, temos o aplicativo Fiscalize Fortaleza e o nosso site que é o denuncia.agfis.fortaleza.ce.gov.br”, reforçou a gerente de fiscalização.
O aumento da movimentação nos estabelecimentos durante datas comemorativas exige maior atenção dos consumidores, tanto em relação aos preços quanto à legalidade dos produtos. A autônoma Beth Carmo destaca a importância da pesquisa de preços para evitar abusos. “Você vai de loja pra loja, os valores eram pra ser iguais, né? Mas você tem que pesquisar. Mercantil e tudo, você tem que pesquisar”, aconselhou.
Leia também | Fortaleza assina adesão ao Pacto Brasil pela Integridade Empresarial
>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Operação policial mira criminosos que aplicam golpes no WhatsApp fingindo ser advogados

Câmera flagra homem furtando bicicleta deixada em frente a loja em Caucaia/CE

Alto Santo registra maior temperatura de abril no Ceará até o momento; confira a lista
