Nova linha de crédito para trabalhadores CLT já está disponível e pode ser contratada direto pelo celular
Crédito do Trabalhador: veja como solicitar o novo consignado com garantia do FGTS e juros mais baixos
Trabalhadores com carteira assinada já podem contratar uma nova modalidade de empréstimo consignado com juros mais baixos e garantia do FGTS, o Crédito do Trabalhador. A linha foi criada pelo governo federal e liberou mais de R$ 7 bilhões desde que começou a funcionar, em 21 de março. A partir desta sexta-feira (25), bancos credenciados passaram a oferecer diretamente a linha de crédito. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estima que até 19 milhões de pessoas possam aderir à nova modalidade, com potencial de movimentar mais de R$ 120 bilhões nos próximos anos.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O empréstimo é descontado diretamente na folha de pagamento e tem como garantia até 10% do saldo do FGTS, além de 100% da multa rescisória em caso de demissão. Isso reduz os riscos para os bancos e permite taxas menores para o trabalhador.
O processo é 100% digital. Os interessados devem acessar o app Carteira de Trabalho Digital (disponível para Android e iPhone) ou o site servicos.mte.gov.br; autorizar o compartilhamento de dados com os bancos que quiser receber propostas; aguardar até 24h para receber ofertas de crédito com diferentes condições de juros e prazos; comparar as propostas diretamente na plataforma; Escolher a mais vantajosa e finalizar a contratação online, sem necessidade de ir ao banco.
A parcela do empréstimo não pode ultrapassar 35% do salário mensal, e a contratação pode ser feita tanto no app do governo quanto pelos canais digitais dos bancos participantes.
>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Para solicitar o empréstimo, é preciso ter a Carteira de Trabalho Digital. Veja como criar:
Faça cadastro no portal Gov.br com CPF e dados pessoais;
Responda às perguntas de segurança;
Crie uma senha de acesso;
Depois, baixe o app da Carteira de Trabalho Digital ou acesse pelo site oficial.
Todos os brasileiros com CPF já têm a versão digital da carteira, mesmo que nunca tenham trabalhado com carteira assinada.
A nova linha de crédito tem como objetivo combater o superendividamento e facilitar a renegociação de dívidas mais caras. Quem já possui empréstimos consignados poderá, inclusive, migrar para esta nova modalidade, com condições mais favoráveis.
Leia também | Consignado CLT passa a ser oferecido diretamente por bancos nesta sexta-feira (25)
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Enquanto jogavam futebol, quatro pessoas são mortas em chacina na Barra do Ceará

Com foco em populações vulneráveis, Justiça do Ceará realiza ação para emissão de registros de nascimento

Furto de cabos cresce no Ceará e já afeta milhares de consumidores em 2025; 95 suspeitos foram presos
