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INSS começa a devolver descontos indevidos de abril a partir da próxima segunda-feira (26)

A devolução ocorre após o INSS determinar, no fim de abril, a suspensão de todos os descontos associativos nos benefícios

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23 de maio de 2025
Portal GCMAIS

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos de mensalidades associativas na folha de abril começam a receber a devolução dos valores a partir da próxima segunda-feira (26). Ao todo, serão reembolsados R$ 292 milhões.

INSS começa a devolver descontos indevidos de abril a partir da próxima segunda-feira (26)
Foto: Divulgação

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A devolução ocorre após o INSS determinar, no fim de abril, a suspensão de todos os descontos associativos nos benefícios. No entanto, como a folha de pagamentos daquele mês já estava fechada, os descontos ainda foram aplicados nos pagamentos feitos entre os dias 24 de abril e 8 de maio. Segundo o órgão, os valores não foram repassados às entidades e ficaram retidos, sendo agora devolvidos junto ao pagamento regular dos benefícios, que ocorre entre 26 de maio e 6 de junho. Não é necessário que o segurado realize qualquer solicitação para receber o reembolso.

Calendário de pagamento:

A data do reembolso segue o cronograma habitual, de acordo com o valor do benefício e o número final do Número de Benefício (NB), sem considerar o dígito verificador.

Quem recebe até um salário mínimo:

  • Final 1 – 26 de maio
  • Final 2 – 27 de maio
  • Final 3 – 28 de maio
  • Final 4 – 29 de maio
  • Final 5 – 30 de maio
  • Final 6 – 2 de junho
  • Final 7 – 3 de junho
  • Final 8 – 4 de junho
  • Final 9 – 5 de junho
  • Final 0 – 6 de junho

Quem recebe acima de um salário mínimo:

  • Finais 1 e 6 – 2 de junho
  • Finais 2 e 7 – 3 de junho
  • Finais 3 e 8 – 4 de junho
  • Finais 4 e 9 – 5 de junho
  • Finais 5 e 0 – 6 de junho

No caso de mensalidades associativas antigas que o beneficiário não reconhece ter autorizado, é possível solicitar a devolução diretamente ao INSS. O pedido pode ser feito pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pela Central 135. Não é necessário apresentar documentos, bastando informar se reconhece ou não o desconto.

Após a solicitação, o INSS notifica a entidade, que deve apresentar a autorização do desconto. Se não houver comprovação, a entidade é obrigada a devolver o valor ao INSS, que repassará o montante ao beneficiário, utilizando o mesmo meio de pagamento já cadastrado — seja conta bancária ou cartão magnético.

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Atendimento

A partir de 30 de maio, aposentados e pensionistas passam a contar com um novo canal de atendimento para consultar possíveis descontos indevidos: as agências dos Correios. No total, 4.730 unidades próprias em todo o país estarão habilitadas para oferecer o serviço.

O serviço é voltado, especialmente, para quem não tem familiaridade com o aplicativo Meu INSS ou não realizou a consulta pela Central 135.

Além do app Meu INSS e das agências dos Correios, o segurado pode esclarecer dúvidas e verificar se houve desconto indevido por meio da Central de Teleatendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h. Para um atendimento mais ágil, a recomendação é ligar após as 16h ou aos sábados.

Golpes

O INSS alerta que não entra em contato com os beneficiários por telefone, SMS, WhatsApp, e-mail ou qualquer outro meio não oficial para tratar sobre reembolsos. Toda comunicação é feita exclusivamente pelo aplicativo Meu INSS, na aba de notificações.

Em caso de dúvida, os canais oficiais são o site gov.br/inss, as redes sociais verificadas do INSS e a Central 135. A orientação é que o beneficiário não clique em links suspeitos e jamais compartilhe seus dados pessoais fora dos meios oficiais.

Como consultar pelo app Meu INSS?

O aplicativo Meu INSS está disponível gratuitamente na App Store (iOS) e na Google Play Store (Android). Para acessar, é necessário criar uma conta utilizando o CPF, login e senha.

Veja como fazer a consulta:

  1. Acesse o aplicativo Meu INSS.
  2. Após o login, clique no ícone do sininho no canto superior direito.
  3. Caso não haja nenhum desconto, aparecerá a mensagem: “Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito no seu benefício.”
  4. Se houver desconto associativo, o nome da entidade e o período em que os valores foram cobrados estarão descritos.

Outra forma é acessar o extrato do benefício:

  • Na página inicial, clique em “Extrato de benefício”.
  • Escolha o número do benefício.
  • Verifique se há descontos de mensalidade associativa não reconhecidos.

Se constatar algum valor indevido, o segurado pode solicitar o estorno:

  • Diretamente pelo botão de notificação no app Meu INSS.
  • Pela Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h.

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