O Ceará voltou a registrar todo o território sob condição de seca relativa no mês de novembro, conforme atualização do Monitor de Secas. A última vez em que o estado havia apresentado esse cenário completo foi em janeiro de 2024. O novo mapa mostra agravamento dos indicadores ligados, sobretudo, à baixa ocorrência de chuvas ao longo do segundo semestre.
Segundo o levantamento, 63,34% da área cearense está classificada com Seca Moderada (S1), nível em que podem ocorrer danos a culturas agrícolas e pastagens, além de redução no volume de reservatórios, poços e córregos. Nessa condição, também há risco de dificuldades pontuais de abastecimento e a necessidade de medidas de uso racional da água.
A Seca Fraca (S0) abrange 36,65% do território, com maior intensidade na faixa norte do estado, incluindo Fortaleza e Região Metropolitana, e em áreas do sul cearense. Esse estágio indica início de anomalias de déficit hídrico, capazes de afetar vegetação e atividades agropecuárias quando persistem por vários meses.
A piora recente do quadro resultou na expansão da Seca Fraca (S0) no norte e da Seca Moderada (S1) no centro-sul, com impactos predominantemente de curto prazo, relacionados ao comportamento mais recente das chuvas e ao regime hidrológico atual.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que a escassez de chuvas acumuladas ao longo do segundo semestre é determinante para o cenário. Tradicionalmente, a quadra chuvosa do Ceará ocorre entre fevereiro e maio, período que concentra os maiores volumes do ano, o que reforça a vulnerabilidade hídrica no restante dos meses.
Monitor de Secas no Ceará
O Monitor de Secas é um instrumento de acompanhamento mensal da estiagem no país. Coordenado pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), reúne análises de instituições estaduais no Ceará, a Funceme, e resulta em mapas que mostram a intensidade e a extensão da seca em cada unidade da federação. O material subsidia decisões em áreas como agricultura, gestão de recursos hídricos e políticas públicas em regiões mais sensíveis à variabilidade climática.




