A 29ª edição do Ceará Natal de Luz começou no fim da tarde desta quinta-feira (27), na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza, com a apresentação ao vivo do Coral da Luz diante do público que já ocupa a praça. A abertura, realizada sob o tema “Solidariedade: a Luz que faz o Natal brilhar”, marca o início da programação e antecede o show de Jorge Vercillo, ainda previsto para esta noite.
As janelas do Hotel Excelsior receberam as crianças do Coral da Luz, que interpretam clássicos natalinos enquanto famílias, visitantes e transeuntes acompanham a apresentação na praça. A decoração de Natal, incluindo a Árvore de Natal e os espaços temáticos, também já atrai quem circula pelo local.
A programação da noite começou com a Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará e seguiu com o cerimonial conduzido pelo Grupo Blitz e pela Camerata Villa-Lobos. A chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes da praça já ocorreram, marcando oficialmente o início do evento.
O show de Jorge Vercillo permanece previsto para ocorrer após as atrações culturais que seguem na abertura do Ceará Natal de Luz.
Também ocorre o tradicional plantio da primeira muda, que marca o início da campanha de troca de garrafas PET por mudas de árvores. A Secretaria Municipal do Urbanismo e Meio Ambiente entrega ainda o “Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente”, reforçando as ações sustentáveis do evento.
Um dos momentos mais aguardados foi a chegada do Papai Noel, apresentada em formato circense, com acrobacias, teatro e painéis de LED sincronizados. Ele receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Evandro Leitão, do presidente da CDL, Assis Cavalcante, e do Instituto CDL, Valdemir Rolim. A noite seguirá com o acendimento da árvore de Natal pela equipe de mulheres eletricistas da Enel e a primeira performance do Coral da Luz nas janelas do Excelsior, antes do show de Jorge Vercillo.
A abertura é gratuita, aberta ao público e com classificação livre, contando com intérpretes de Libras e espaço reservado para pessoas com deficiência, reforçando o compromisso do evento com acessibilidade.
Casa do Papai Noel do Ceará Natal de Luz funcionará até 23 de dezembro
A Casa do Papai Noel foi montada na Praça do Ferreira e permanecerá aberta ao público entre os dias 1º e 23 de dezembro. O espaço funcionará diariamente, das 9h às 20h, recebendo crianças e famílias que desejarem visitar a ambientação e registrar fotos com o Papai Noel do Ceará Natal de Luz.
Com mais de três décadas de carreira, Jorge Vercillo reforça sua presença como destaque da abertura. O cantor e compositor, conhecido por sucessos que marcaram diferentes fases da música brasileira, já vendeu cerca de dois milhões de discos e coleciona prêmios, incluindo duas edições do Prêmio da Música Brasileira por voto popular.
Nos últimos anos, Vercillo lançou os álbuns Vida é Arte e Nas Minhas Mãos, com participações de artistas de diferentes gerações, como Thiaguinho, Timbalada, Péricles e Vitor Kley. Seu repertório transita entre MPB, R&B, world music, bossa nova e jazz. Ao longo da carreira, firmou parcerias com nomes como Fagner, Djavan, Ana Carolina, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Leila Pinheiro e Marcos Valle, além de ter canções estudadas em contextos acadêmicos e filosóficos.




