PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Lula pede que ministros liguem para senadores no Natal e peçam votos em Messias

Presidente orienta articulação política para aprovação de Jorge Messias ao STF e enfrenta resistência no Senado

Compartilhe
Lula pede que ministros liguem para senadores no Natal e peçam votos em Messias
Foto: GCMais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu aos ministros que aproveitem o Natal para ajudar na campanha do ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, indicado por ele para uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF). A escolha de Messias, que é evangélico, enfrenta resistências no Senado.

"Quem tiver um senador amigo, não deixe de ligar (no Natal) e pedir voto para Messias", afirmou o presidente na última reunião ministerial do ano, nesta quarta-feira, 17, realizada na Granja do Torto.

Leia também: Que horas começa a Lei Seca no Ceará? Veja horário da proibição no domingo

Lula classificou Messias como "um grande advogado". "A indicação dele é por mérito, não é por amizade pessoal", argumentou, em recado para senadores que dizem ser contrários à indicação de Messias por considerá-lo muito ligado do PT.

PUBLICIDADE

A escolha do advogado-geral da União para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso no STF irritou o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele defendia a indicação do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) para a cadeira de Barroso.

PUBLICIDADE

Sabatina na CCJ e articulação política

Lula anunciou a escolha de Messias sem falar com Alcolumbre. Irritado, o presidente do Senado marcou a sabatina do advogado-geral da União na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para o dia 10. Aliados de Alcolumbre sustentam que ele fez isso para não dar tempo de Messias conquistar votos. O senador nega.

Para ter o nome aprovado como ministro do STF, o indicado pelo presidente precisa ter o nome aprovado não apenas na sabatina da CCJ como no plenário do Senado, onde necessita do apoio de no mínimo 41 dos 81 senadores.

PUBLICIDADE

Ao perceber que Alcolumbre trabalhava contra Messias, Lula não enviou a mensagem presidencial com a indicação para o Senado. Sem esse documento, o presidente foi obrigado a adiar a sabatina de Messias.

PUBLICIDADE

A expectativa do governo é de que a sabatina seja agora marcada para o início de fevereiro de 2026, depois do recesso parlamentar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Leia também
Que horas começa a Lei Seca no Ceará? Veja horário da proibição no domingo
ELEIÇÕES 2026
Que horas começa a Lei Seca no Ceará? Veja horário da proibição no domingo
04 de out. de 2026 - 07:00
Resultado das Eleições 2026 ao vivo: veja quem ganhou em todo o Brasil
RESULTADOS
Resultado das Eleições 2026 ao vivo: veja quem ganhou em todo o Brasil
04 de out. de 2026 - 07:00
Votos brancos e nulos podem anular uma eleição? Entenda
O BRANCO ANULA?
Votos brancos e nulos podem anular uma eleição? Entenda
04 de out. de 2026 - 07:00