Publicação reúne orientações técnicas atualizadas sobre cultivo, manejo, colheita e mercado
Embrapa lança novo sistema de produção do amendoim para produtores rurais
Produtores rurais e profissionais da cadeia produtiva do amendoim passaram a contar com um novo sistema de produção do amendoim, disponibilizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. A publicação reúne orientações técnicas atualizadas para apoiar o planejamento da produção e a superação de desafios no cultivo da oleaginosa no Brasil.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
O material aborda desde as condições ideais de clima e solo, escolha de cultivares, produção de sementes, técnicas de plantio, adubação, manejo de plantas daninhas, pragas e doenças, até colheita, pós-colheita, mercado, comercialização, custos e rentabilidade.
A produção de amendoim no Brasil vem apresentando crescimento nos últimos anos, com destaque para o estado de São Paulo, maior produtor nacional. A cultura também avança em estados como Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins.
Segundo estimativas da Companhia Nacional de Abastecimento, a safra 2024/2025 deve superar 1 milhão de toneladas, o que representa alta de 60% em relação ao ciclo anterior. O avanço é atribuído aos investimentos em pesquisa e ao aumento da demanda externa por alimentos ricos em proteínas.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Cultivares e qualidade impulsionam a cadeia do amendoim
A publicação foi elaborada por pesquisadores que atuam em melhoramento genético, manejo da cultura e produção de amendoim. Os editores técnicos são Augusto Costa, Dartanhã Soares e Taís Suassuna, da Embrapa Algodão.
De acordo com os editores, o crescimento da produção brasileira está ligado ao desenvolvimento de cultivares rasteiras do tipo runner, mais adaptadas à colheita mecanizada, além do aprimoramento do manejo da fertilidade do solo, nutricional e fitossanitário. “As características dos grãos das cultivares alto oleicos e os protocolos de controle de qualidade, especialmente na pós-colheita, fazem com que o amendoim brasileiro seja reconhecido por sua qualidade”, destacam.
Amendoim tem papel estratégico na segurança alimentar
Rico em óleo, proteínas e vitaminas, o amendoim é reconhecido pelos benefícios à saúde. Segundo os pesquisadores, a cultura pode ser produzida em diferentes condições de clima e sistemas de cultivo, em várias regiões do mundo.
“A produção dessa oleaginosa representa papel fundamental na segurança alimentar, por ser uma das principais leguminosas cultivadas e atender à demanda por alimentos seguros, saudáveis e nutritivos”, afirmam os especialistas.
Leia também | Queijos lideram alta de preços em novembro, enquanto leite e arroz ficam mais baratos
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Acordo Mercosul–União Europeia pode impulsionar agronegócio, indústria e energia no Ceará

Conab: 4ª previsão para safra 2025/26 indica produção de 353,13 milhões de toneladas

Safra 2026 alcançará 339,8 milhões de toneladas e deve ser 1,8% menor ante a de 2025, diz IBGE
