PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
LITERATURA

Programa Escolas Criativas seleciona 20 livros para adaptação em audiolivros no Ceará

Edital gratuito recebe inscrições de autores cearenses até 7 de agosto para selecionar 20 obras literárias que serão transformadas em audiolivros

Compartilhe
Programa Escolas Criativas seleciona 20 livros para adaptação em audiolivros no Ceará
A proposta busca ampliar o acesso à literatura produzida no Ceará, especialmente para pessoas com deficiência visual. Foto: Divulgação / Quitanda Soluções

O programa Escolas Criativas está com inscrições abertas para uma chamada pública que vai selecionar 20 obras literárias de autores cearenses para adaptação em audiolivros. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto, por meio do site escolascriativas.com/editais/.

Podem participar autoras e autores residentes e domiciliados no Ceará. A iniciativa conta com apoio da Enel Distribuição Ceará e do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura.

Leia também: Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos

Obras selecionadas integrarão plataforma educativa

A chamada pública tem como fim a seleção de livros ilustrados que serão adaptados para o formato de audiolivro. Após a produção, as obras passarão a integrar a plataforma educativa do programa Escolas Criativas.

PUBLICIDADE

A proposta busca ampliar o acesso à literatura produzida no Ceará, especialmente para pessoas com deficiência visual e crianças que utilizam o áudio como forma de acesso às histórias.

PUBLICIDADE

Segundo Ingrid Ferreira, diretora do programa Escolas Criativas, a iniciativa contribui para ampliar o acesso à leitura e incentivar a produção literária no estado:

"Esta chamada pública fortalece a produção literária cearense ao mesmo tempo em que amplia o acesso à leitura. É uma iniciativa que valoriza nossos escritores, incentiva a produção local e reafirma o compromisso das Escolas Criativas com uma educação mais inclusiva, diversa e conectada à cultura do Ceará.”
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Cada autor poderá inscrever até três livros

O edital permite que cada participante inscreva até três livros já publicados em formato físico. As obras devem possuir ficha catalográfica e ISBN válidos. Além disso, os autores devem ser detentores dos direitos de publicação e adaptação dos títulos inscritos.

As regras completas da seleção estão disponíveis no edital publicado no site do programa.

O resultado da chamada pública está previsto para o dia 19 de agosto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Programa chega à quinta edição

A seleção faz parte da quinta edição do programa Escolas Criativas, realizado pela Quitanda Soluções Criativas e pelo Instituto BR, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itapipoca.

A iniciativa conta com produção executiva da Cinco Elementos Produções, consultoria executiva da Marco Zero e produção da A Propósito. Também recebe apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura, e apoio cultural da Enel Distribuição Ceará.

Projeto une cultura, educação e sustentabilidade

O programa Escolas Criativas desenvolve ações de difusão, formação e pesquisa voltadas para crianças e jovens, com o objetivo de fortalecer a relação entre cultura, educação e sustentabilidade.

PUBLICIDADE

Ao longo de suas edições, o projeto já foi realizado no Rio de Janeiro, nos municípios de Petrópolis, Cantagalo, Niterói, Rio de Janeiro, Areal e Maricá, além das cidades cearenses de Jijoca de Jericoacoara e Itapipoca.

Sobre a Enel Distribuição Ceará

A Enel Distribuição Ceará atende cerca de 4,3 milhões de unidades consumidoras nos 184 municípios do estado, cobrindo todo o território cearense. A companhia conta com 29 unidades operacionais, 189 pontos de atendimento, três unidades móveis e seis unidades instaladas em Vapt-Vupt.

A distribuidora possui ainda 127 subestações e mais de 156 mil quilômetros de redes de distribuição de energia em alta, média e baixa tensão. A atuação da empresa é orientada pelo Plano de Sustentabilidade e pelos compromissos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

PUBLICIDADE

Serviço

Chamada Pública Escolas Criativas

  1. Inscrições: de 30 de julho a 7 de agosto
  2. Resultado previsto: 19 de agosto
  3. Inscrições: escolascriativas.com/editais/


Leia também
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
DE 7 A 9 DE OUTUBRO
Siará Tech Summit 2026 aposta em negócios, inteligência artificial e formação de talentos
30 de set. de 2026 - 23:17
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
GRADUAÇÃO
UFC aprova cinco novos cursos de graduação para 2027.1 em Fortaleza, Russas e Quixadá
30 de set. de 2026 - 09:25
Ceará lidera percentual de estudantes do 6º ao 9º ano em tempo integral no Brasil
PESQUISA
Ceará lidera percentual de estudantes do 6º ao 9º ano em tempo integral no Brasil
28 de set. de 2026 - 09:34