PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
SEGURANÇA

Elmano entrega 40 viaturas à Polícia Militar para reforçar policiamento em 19 municípios do Ceará

Fortaleza receberá 14 veículos, enquanto outras cidades também terão renovação da frota. Desde 2023, o Governo do Estado contabiliza mais de 2 mil viaturas entregues às forças de segurança

Compartilhe
Elmano entrega 40 viaturas à Polícia Militar para reforçar policiamento em 19 municípios do Ceará
Com a nova entrega, o Governo do Ceará contabiliza mais de 2 mil viaturas destinadas às forças de segurança desde 2023. Foto: Thiago Gaspar/Casa Civil do Ceará

O Governo do Ceará entregou 40 novas viaturas à Polícia Militar nesta quarta-feira (28), em solenidade no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), em Fortaleza. Os veículos serão distribuídos entre 19 municípios, com a finalidade de ampliar a mobilidade dos policiais e reforçar o policiamento nas ruas.

A entrega foi conduzida pelo governador Elmano de Freitas (PT), com a presença de autoridades e servidores da área da segurança pública. Fortaleza receberá 14 viaturas. Caucaia, Maracanaú e Sobral terão três veículos cada, enquanto Pentecoste receberá dois. Os demais municípios contemplados terão uma viatura cada, conforme a relação divulgada pelo governo.

Leia também: Jornalista vai a júri popular por atropelar e matar mulher após discussão em bar no Ceará

Os municípios atendidos são Barbalha, Beberibe, Camocim, Caucaia, Eusébio, Fortaleza, Guaiúba, Limoeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, São Gonçalo do Amarante, Pentecoste, Piquet Carneiro, Potiretama, Quixelô, Russas, Sobral e Várzea Alegre.

PUBLICIDADE

Com a nova entrega, o Governo do Ceará contabiliza mais de 2 mil viaturas destinadas às forças de segurança desde 2023. No mesmo período, também foram entregues mais de 5 mil armas, enquanto o efetivo das forças estaduais teve acréscimo de 5.790 profissionais.

Durante a solenidade, Elmano afirmou que a renovação da frota precisa caminhar junto com a oferta de equipamentos e estrutura para os agentes de segurança.

PUBLICIDADE

“O enfrentamento ao crime organizado se faz com pessoas e condições adequadas para o trabalho. Viatura, armamento, colete, fardamento, batalhões reformados, inteligência, tecnologia e integração. Tudo isso é muito importante para que o enfrentamento seja ainda mais intenso”, declarou.

PUBLICIDADE

O governador também informou que mais de 1.400 policiais militares estão perto de concluir a formação. Segundo ele, a previsão é distribuir os profissionais pelo Ceará. Elmano citou ainda a formação de policiais civis e delegados como parte das ações de ampliação da capacidade de atuação das forças estaduais.

PUBLICIDADE

Governo prevê reforço de policiais nas ruas

O comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), coronel Sinval Sampaio, afirmou que a chegada dos veículos faz parte das medidas adotadas para ampliar a atuação da corporação nos municípios. Ele também mencionou a previsão de que novos policiais passem a trabalhar nas ruas até o fim do ano.

“Esse reforço de mais 40 viaturas para 19 municípios confirma as políticas e estratégias de segurança pública que vêm sendo adotadas em todo o Ceará. Nenhuma região foi esquecida”, afirmou.

PUBLICIDADE

O comandante acrescentou que mais de 1.500 policiais militares já estão formados e devem estar nas ruas até o fim do ano. De acordo com ele, a ampliação da frota busca melhorar o atendimento à população, inclusive com a redução do tempo necessário para que as equipes cheguem às ocorrências.

PUBLICIDADE

O secretário da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Roberto Sá, também destacou a distribuição dos veículos pelo território estadual. Segundo ele, o planejamento inclui recursos humanos e equipamentos para dar mais mobilidade aos profissionais.

“É mais uma etapa do fortalecimento das nossas instituições, dando mais mobilidade e capilaridade. Essas 40 viaturas vão para 19 municípios. Todos os municípios do Ceará receberam viaturas novas”, disse.

PUBLICIDADE

O secretário afirmou que o governo pretende manter as ações de combate a diferentes modalidades de crime, com atenção especial às organizações criminosas.

Elmano comenta proposta de integração nacional da segurança

Questionado sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública e a possibilidade de ampliar a cooperação entre União e municípios, Elmano defendeu a integração das forças policiais e dos bancos de dados usados nas investigações.

O governador afirmou que espera que a proposta abra caminho para a criação de um Ministério da Segurança Pública e para uma atuação mais coordenada entre as instituições. Ele também falou do fortalecimento da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal, além da participação do Poder Judiciário em um pacto nacional.

PUBLICIDADE

“Com a integração, nós vamos prender muito mais faccionados. Vamos poder agir com muito mais intensidade contra o crime organizado”, declarou.

Elmano também defendeu mudanças para evitar que pessoas presas por envolvimento com organizações criminosas sejam liberadas posteriormente. “Nós temos que superar no Brasil a situação do prende e solta. Temos que ser capazes de prender e manter presos os faccionados que vamos enfrentar com mais intensidade no próximo período”, afirmou.

SSPDS comenta ameaças e extorsões em Banabuiú

Durante a entrevista coletiva, Roberto Sá ainda falou sobre ameaças feitas por membros da facção Comando Vermelho (CV) à população de Banabuiú, no Ceará. O secretário afirmou que as forças de segurança estão atuando contra grupos que tentam obter dinheiro por meio de extorsões. Segundo ele, lideranças criminosas que estão fora do Ceará enviam mensagens e utilizam pessoas para executar as ações no território estadual. Sá disse que essas lideranças estão no Rio de Janeiro e que as autoridades conhecem a comunidade onde eles estariam escondidos.

PUBLICIDADE

De acordo com o secretário, o policiamento foi reforçado para garantir a segurança dos moradores e permitir que comerciantes continuem trabalhando. Ele informou que conversou com o prefeito do município e com comerciantes para tratar das medidas de segurança.


Leia também
Jornalista vai a júri popular por atropelar e matar mulher após discussão em bar no Ceará
SEGURANÇA
Jornalista vai a júri popular por atropelar e matar mulher após discussão em bar no Ceará
28 de out. de 2026 - 10:51
Jovem de 25 anos é encontrado com mãos decepadas em Fortaleza; família nega boatos sobre crimes
VIOLÊNCIA
Jovem de 25 anos é encontrado com mãos decepadas em Fortaleza; família nega boatos sobre crimes
27 de out. de 2026 - 18:58
Motociclista que transportava frangos bate na traseira de ônibus em Paracuru, no Ceará
ACIDENTE
Motociclista que transportava frangos bate na traseira de ônibus em Paracuru, no Ceará
27 de out. de 2026 - 18:37