VACINAÇÃO

26 municípios que estão em atraso na segunda dose vão receber a CoronaVac nos próximos dias

Segundo o Governo do Ceará, os municípios que solicitaram o reforço no estoque da CoronaVac devem receber as vacinas entregues nos últimos dias

Compartilhe:
2 de maio de 2021
Antonio A. F. dos Santos

Na tarde deste domingo (2), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) publicou uma nota informando que 26 municípios cearenses devem receber as doses da CoronaVac que foram entregues ao Governo do Estado nos últimos dias. Segundo a pasta, esta decisão segue a lista de municípios que estão em atraso na aplicação da segunda dose por falta de vacinas deste tipo.

26 municípios que estão em atraso na segunda dose vão receber a CoronaVac nos próximos dias
A Coronavac é desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac e produzida, no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan. Foto: Governo de SP / Flickr

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Leia também | Ceará recebe novo lote com vacinas da AstraZeneca e Pfizer nesta segunda-feira (3)

Confira quais municípios devem receber a CoronaVac nos próximos dias:

1. Sobral
2. Reriutaba
3. Icapuí
4. Barbalha
5. Irauçuba
6. Farias Brito
7. Moraújo
8. Quixadá
9. Missão Velha
10. Lavras
11. Itatira
12. Fortaleza
13. Icó
14. Horizonte
15. Piquet Carneiro
16. Assaré
17. Várzea Alegre
18. Cedro
19. Orós
20. Jucás
21. Carius
22. Itapiúna
23. Abaiara
24. Quiterianópolis
25. Groairas
26. Paraipaba

Segundo a Secretaria, estes são municípios que notificaram a Sesa até o dia 30 de abril alertando sobre o atraso na aplicação da segunda dose em idosos por conta da falta da vacina CoronaVac. Até o momento, Fortaleza e Horizonte são os dois municípios que já receberam este novo montante de vacinas. As demais cidades devem receber o imunizante junto com a entrega do lote de AstraZeneca, o que está previsto para acontecer até o dia 4 de abril.

>>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Na última quinta-feira (29), o Governo do Ceará recebeu um novo lote de vacinas contra covid-19, mas apenas 3.800 doses eram da CoronaVac. No sábado (1º), mais um lote deste tipo de imunizante chegou ao Estado, este com 11 mil doses.

Leia também | Pessoas com reação à vacina da Covid-19 podem ligar para o Plantão Coronavírus

Mesmo assim, a quantidade de pessoas com a segunda dose da vacina contra covid-19 em atraso por conta da falta de CoronaVac ainda é grande. O que motiva a escassez do imunizante é que, em março, o Ministério da Saúde autorizou a utilização de todo o estoque de vacinas dos municípios, sem a necessidade de guardar parte para a segunda dose. A expectativa era que uma grande quantidade de vacinas chegassem posteriormente, mas isso não aconteceu e as doses da CoronaVac estão faltando em diversas cidades de todo o Brasil.

Segundo a secretária Municipal da Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, em entrevista à TV Cidade Fortaleza, a Capital registrava mais de 38 mil pessoas aguardando a segunda dose na última sexta-feira (30). Confira a entrevista:

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.