IPVA 2022

Confira quanto você vai pagar no IPVA do seu carro em 2022, no Ceará

Os boletos para pagamento estão disponíveis a partir desta segunda-feira (3) no site da Sefaz ou no aplicativo “Meu IPVA”, em versões para Android e IOS

Compartilhe:
3 de janeiro de 2022
Portal GCMAIS

A Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) já divulgou as alíquotas e o calendário de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022. Neste ano, os donos de veículos que pagarem o IPVA em cota única até o dia 31 de janeiro de 2022 terão desconto de 10%.

Confira quanto você vai pagar no IPVA do seu carro em 2022, no Ceará
Foto: Thiara Montefusco /GovCE

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<

Já os contribuintes que optarem pelo parcelamento em até cinco vezes terão um abatimento de 5%. Pela nova lei, os abatimentos poderão ser acumulados com o desconto do programa Sua Nota Tem Valor, que pode chegar a mais 5%. Dessa forma, o pagamento à vista com bônus de pontuação máxima do Sua Nota Tem Valor resultará em até 15% de redução do valor do IPVA, enquanto o parcelado poderá chegar a 10%.

Clique aqui para ver a tabela completa do IPVA 2022 no Ceará

Os descontos extras serão oferecidos aos participantes do Sua Nota Tem Valor que atingiram determinado limite de pontos (veja regras) entre os meses de julho e novembro de 2021. Os cidadãos cadastrados no programa podem conferir o desconto disponível pelo site ou App do Sua Nota Tem Valor, na opção Pontuação IPVA.

Quem preferir dividir o pagamento do imposto quitará as parcelas nos dias 10 de fevereiro, 10 de março, 11 de abril, 10 de maio e 10 de junho. O valor mínimo do imposto a ser parcelado é de R$ 100.

Os boletos para pagamento estão disponíveis a partir desta segunda-feira (3) no site da Secretaria (www.sefaz.ce.gov.br) ou no aplicativo “Meu IPVA”, em versões para Android e IOS.

A rede arrecadadora do IPVA inclui Banco do Brasil, Caixa Econômica, BNB, Bradesco, Santander, Itaú e casas lotéricas. O imposto também pode ser pago por meio dos cartões de crédito vinculados ao Banco do Brasil ou Bradesco. A Sefaz não envia guias de recolhimento pelos Correios ou por email.

Isenção do IPVA 2022

Pessoas com deficiência têm direito à isenção do imposto, assim como proprietários de máquinas agrícolas, táxi, ônibus de transporte urbano e metropolitano, além de veículos com mais de 15 anos de fabricação.

Leia também | IPVA 2022 no Ceará: confira o calendário de pagamento e o valor do imposto do seu veículo

Projeção

Este ano, cerca de 2,34 milhões de veículos serão tributados, com previsão de arrecadar em torno de R$ 1,45 bilhão. Do total recolhido, 50% pertence ao Tesouro Estadual. Os outros 50% são destinados aos municípios onde os veículos estão licenciados.

A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, ressalta a relevância do tributo para o financiamento das políticas públicas estaduais. “O IPVA é um imposto muito importante para o Estado. A arrecadação dele certamente vai se expressar em mais educação, mais saúde, mais segurança pública, mais investimento público.”

Como é feito o cálculo?

Para realizar o cálculo do IPVA 2022, a Sefaz toma como base o levantamento anual feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que monitora os preços médios de mercado dos veículos.

As alíquotas permanecem as mesmas dos anos anteriores, variando de 0,5% a 3,5% sobre o valor venal, dependendo do tipo de veículo. A maior parte da frota tem alíquota de 3%. É o caso dos automóveis e caminhonetes entre 100 e 180 cavalos de potência. Ônibus, micro-ônibus, caminhões e veículos de locadoras pagam 1%.

Em reconhecimento aos bons motoristas, o Governo do Ceará concede alíquota reduzida de 1% para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos até 125 cilindradas que não tiverem cometido infração de trânsito em 2021. A alíquota aplicada normalmente para esses veículos é de 2%.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.