COVID-19

Saiba tudo sobre a 2ª fase de vacinação em Fortaleza que começa nesta segunda-feira (22)

O GCMAIS reuniu as principais informações sobre esse novo momento da vacinação. Confira

Compartilhe:
22 de março de 2021
Márcia Catunda

Médicos, pesquisadores, especialistas e gestores públicos estão sempre alertando: a saída para a pandemia de covid-19 é a vacinação. É por isso que o fato de Fortaleza entrar na 2ª fase da vacinação nesta segunda-feira (22) é tão importante.

Saiba tudo sobre a 2ª fase de vacinação em Fortaleza que começa nesta segunda-feira (22)
Foto: Prefeitura de Fortaleza

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Segundo o prefeito, José Sarto, a meta de imunização dos idosos com mais de 75 anos já foi atingida e até superada. A partir de agora, o grupo de pessoas com idade entre 60 e 74 começam a ser imunizados. Quando essa fase se encerrar, a Capital terá vacinado a população que mais está em risco de ter complicações por conta do vírus, já que 76% dos óbitos em Fortaleza foram de pessoas com mais de 60 anos.

Diante do início desta 2ª fase em Fortaleza, o GCMAIS reúne as principais informações sobre a vacinação e tira as dúvidas mais frequentes da população. Confira:

Quem faz parte desta 2ª fase da vacinação?

Segundo o Plano Municipal de Vacinação, pessoas entre 60 e 74 anos fazem parte desta 2ª fase. Essa ordem de prioridade segue as orientações do Plano Nacional de Vacinação, do Ministério da Saúde.

A estimativa da Prefeitura de Fortaleza é que 255.917 pessoas sejam atendidas neste segundo momento da imunização.

Como vai funcionar a 2ª fase da vacinação?

Segundo anunciado pelo prefeito José Sarto e a secretária da Saúde do Município, Ana Estela, os grupos serão divididos de acordo com a idade, com prioridade para os mais velhos. A partir desta segunda-feira (22), cerca de 7.954 pessoas com 74 anos devem receber uma dose do imunizante. Quando este grupo se encerrar, começa a vacinação de quem tem 73. E assim segue, grupo após grupo, até chegar aos 60 anos e finalizar a 2ª fase.

Assim como já vinha acontecendo anteriormente, a pessoa deve estar cadastrada para receber o imunizante. É a própria Secretaria de Saúde de Fortaleza que vai fazer a triagem de acordo com a idade e marcar o dia e o horário. Quando isso for definido, o idoso receberá uma mensagem por e-mail ou WhatsApp com essas informações. Vale lembrar que, como a quantidade de doses é limitada, o agendamento só é confirmado quando a Secretaria identifica que há vacinas suficientes para aquelas pessoas.

O nome de todos os cadastrados está disponível no site da Prefeitura de Fortaleza. Os que já estão agendados também estão em uma lista nominal no mesmo portal.

Como faço o cadastro?

A Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza o cadastro para vacinação através da plataforma Saúde Já. Para acessar a plataforma, basta clicar aqui.

O GCMAIS já fez um passo a passo ensinando como realizar esse cadastro. Para acessar este conteúdo, basta clicar aqui.

Após o cadastramento, a Prefeitura de Fortaleza vai realizar o agendamento da aplicação. A data, o horário e o local serão enviados para o e-mail e WhatsApp que foram inscritos na plataforma Saúde Já. Diariamente, a lista dos que estão agendados será publicada no Portal Coronavírus.

Além disso, a Secretaria de Saúde do Ceará também disponibiliza um número de telefone para tirar dúvidas sobre a efetivação do cadastro. Basta ligar para 0800 275 1475.

>>Acompanhe a TV Cidade Fortaleza no YouTube<<<

Não possuo acesso à internet. Como faço o cadastro?

Para quem não possui acesso à internet, a Prefeitura de Fortaleza fará uma busca ativa para localizar este público e realizar a aplicação da vacina.

Quais são as modalidades de vacinação disponíveis?

Para evitar aglomerações, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza algumas modalidades de vacinação, que poderão ser escolhidas durante o cadastro. São elas:
Atendimento domiciliar: a equipe de saúde irá na residência do idoso no dia e horário marcado. Pessoas que estão acamadas também receberão o imunizante em casa.
Drive-thru: pessoas que possuem um veículo podem ir até o local de acolhimento no dia e horário marcados.
Salas de acolhimento: os Cucas Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter possuem salas de acolhimento para a aplicação dos imunizantes no dia e hora marcados.

Quais são os locais de vacinação em Fortaleza?

Drive-thru: Arena Castelão, Centro de Eventos, Shopping RioMar Fortaleza e Shopping RioMar Kennedy.
Sala de acolhimento: nos Cucas Barra do Ceará, Jangurussu, Mondubim e José Walter.

Na hora de receber a vacina, quais documentos devo estar portando?

No momento da vacinação é preciso apresentar um documento de identificação original com foto, CPF e comprovante de endereço.

Pessoas com mais de 75 anos vão continuar recebendo as vacinas?

Cerca de 7 mil idosos em Fortaleza ainda não receberam o imunizante, seja por terem faltado no dia e horário marcados, por não estarem em casa quando a equipe de saúde foi ao local, por erro no endereço cadastrado ou qualquer outro imprevisto. Essas pessoas, se ainda quiserem ser vacinadas, podem ligar para o número 156 e reagendar a aplicação.

Profissionais da saúde continuam recebendo as vacinas?

Os trabalhadores da saúde que estão na linha de frente no combate à covid-19 continuam sendo vacinados, de acordo com a lista publicada no Portal Coronavírus. Essa lista é feita pela própria Prefeitura de Fortaleza e não necessita de nenhum cadastramento prévio.

Qual será o próximo grupo a receber a vacina?

Segundo o Plano Municipal de Vacinação, quando a 2ª fase acabar, devem começar a ser vacinadas as pessoas com comorbidades que podem agravar a covid-19, como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras. O Plano completo pode ser conferido neste link.

Quando devem chegar mais doses de vacinas?

Até o momento desta publicação, não há uma data definida de quando devem chegar as próximas doses de vacinas contra covid-19, mas isso deve acontecer em breve. No último domingo (21), o Governo Federal recebeu um lote de 1,02 milhão de vacinas do consórcio Covax-Facility. Além disso, a Fiocruz começou a entregar os lotes dos imunizantes produzidos no País. Há outros laboratórios que também estão com entregas programadas para o Brasil.

A cada lote recebido, o Governo Federal realiza a distribuição para todos os estados. Segundo o governador Camilo Santana, em breve o Ministério deve enviar doses para o Ceará semanalmente.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.