Com o retorno das aulas presenciais na Capital, a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) está realizando uma sequência de vistorias nos veículos de transporte escolar. Além de verificar o estado de conservação, esta fiscalização busca verificar se o automóvel está regular com todos os itens obrigatórios que garantem a segurança do condutor e dos estudantes.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Este procedimento acontece anualmente. Os condutores devem comparecer à Divisão de Fiscalização na sede da Etufor, apresentando os documentos de porte obrigatório (CRLV, Carteira padrão e CNH). Ao finalizar a vistoria, os motoristas recebem um laudo atualizado.
Nesta fiscalização, os vistoriadores observam o estado de conservação dos veículos, o funcionamento elétrico e do aparelho que mede a velocidade máxima dos transportes escolares (cronotacógrafo). Além disso, a Etufor também exige os seguintes itens obrigatórios:
- cintos de segurança em número correspondente ao de passageiros sentados;
- fecho interno de segurança nas portas;
- luz de freio elevada;
- faixa horizontal pintada ou película auto-adesiva não removível, na cor amarela, com 40cm de largura, à meia altura (em toda a extensão das partes laterais e traseiras da carroçaria), identificada como ESCOLAR em cor preta.
Por conta da pandemia de covid-19, a Etufor também está orientando que os motoristas rodem de janelas abertas para favorecer a circulação de ar, ofereçam álcool em gel e utilizem máscaras.
Leia também | Fortaleza não tem lista de agendamento nesta quinta (29); confira como será a vacinação
Caso seja identificada qualquer irregularidade, o condutor deve adequar o veículo para continuar realizando o serviço. Os familiares que contratam o serviço devem verificar se o transporte escolar está regular e credenciado na Etufor. Além disso, é possível checar se o veículo caracterizado para a realização do transporte também corresponde ao veículo cadastrado na Etufor. Caso o responsável da criança identifique alguma irregularidade no serviço prestado, é possível acionar uma equipe de fiscalização pelo número 3452-9320.
Para consultar a autorização do prestador de serviço de transporte escolar, o usuário pode acessar o catálogo de serviços ou ligar para a Divisão de Cadastro (Dicad) 3452-9241.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<