Inovação na abertura de novos negócios no Brasil: desburocratização estimula empreendedorismo, exigindo foco em capital e planos de marketing.
Capacitações e soluções para quem quer planejar e abrir novos negócios
No passado, começar um novo negócio já foi motivo de muita dor de cabeça para muitos empreendedores no Brasil. Isso porque o tempo médio para abrir uma nova empresa chegava a demorar até 120 dias. A burocracia para conseguir registros, documentação, permissões e outras exigências fazia com que muitas pessoas desistissem e acabassem partindo para atuar na informalidade, causando ônus aos governos e aos municípios pela sonegação de impostos.
Essa realidade vem mudando há pelos menos três anos. Uma vez que os processos se tornaram cada vez mais simples. Para se ter uma ideia, considerando todo o processo desde a emissão dos documentos até o registro da empresa, a abertura da empresa pode levar de 30 a 45 dias.
O prazo fica mais reduzido ainda quando olhamos apenas para o processo de registro, excluindo tempo gasto com a documentação. Nesse sentido, o tempo de espera cai para um dia e sete horas.
Superada a questão do tempo, é preciso que o novo empreendedor tenha em mente outros fatores importantes como o capital para dar o pontapé inicial ao seu negócio, além de pensar nas estratégias de marketing para divulgar a empresa.
Tipo de empresa vai influenciar nos custos
A depender do tipo de empresa que o novo empreendedor esteja querendo abrir no mercado, ela terá que arcar com custos que vão desde a expedição de documentação, liberação de licenças e alvarás juntos aos órgãos municipais ou estaduais.
Conforme levantamento realizado pelo Sebrae, os gastos com documentação e contabilidade para abrir uma empresa podem variar entre R$ 500 e R$ 1.500, dependendo do Estado de residência.
A Receita Federal não cobra pela abertura do CNPJ, mas existem outros gastos envolvidos nesse processo. Basicamente, o investimento inicial será destinado à regularização da empresa no âmbito federal, estadual e municipal.
Vale lembrar que não há custos, por exemplo, para a abertura do registro do Microempreendedor Individual (MEI). O único custo para se manter como MEI é o recolhimento mensal do imposto, desde que o empreendedor não ultrapasse o teto de receitas anual de R$ 81 mil.
Capacitação é fundamental para atendimento à clientela
Definido o tipo de empresa que se pretende abrir e calculando-se os custos para tal feito, o novo empreendedor precisa também estar preparado para atender à demanda do mercado ao qual se pretende lançar.
Para isso, tanto ele quanto os seus funcionários precisam estar capacitados para atender ao seu público. Essa capacitação pode estar relacionada à comunicação com o cliente, serviço de qualidade a ser oferecido e disponibilidade de novos aprendizados que podem fazer aumentar a clientela e fazer os negócios alavancarem.
O Sebrae dispõe de uma diversidade de cursos de capacitação e consultorias tanto online como presenciais para os empreendedores que estão começando e já buscam oferecer qualidade nos serviços ofertados aos clientes.
Os cursos, consultorias e soluções contemplam desde as áreas voltadas ao marketing digital, ética empresarial, gestão financeira, comunicação para vendas em pequenos negócios, além de cursos específicos para quem está dando os primeiros passos na abertura de um novo negócio.
Aqui vão algumas dicas:
- Consultoria Registro de Marca
- Consultoria de Gestão
- Pacote Digital – Artes prontas e editáveis para redes sociais
- Planejamento Financeiro
- Trilha Finanças na Prática
- Curso Rápido – Atendimento ao consumidor
- Curso Rápido – 6 passos para vender todo dia
Todas as soluções podem ser acessadas no site do Sebrae Ceará. Para outras informações e em casos de dúvidas, você pode entrar em contato com a Central de Atendimento através do número 0800 570 0800.
Sebrae – A Força do Empreendedor Brasileiro.
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