Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, as orações em homenagem ao Papa Francisco começaram ainda no dia de sua morte
Até o conclave, Fortaleza dedicará missas e eventos religiosos à memória do Papa Francisco
Em Fortaleza, todas as missas celebradas estão sendo dedicadas à memória de Papa Francisco, que morreu na última segunda-feira (21), e seguirão assim até o conclave, que é a eleição do novo representante máximo da Igreja Católica.

>>>Clique aqui para seguir o canal do GCMAIS no WhatsApp<<<
Segundo a Arquidiocese de Fortaleza, as orações em homenagem ao Papa Francisco começaram ainda no dia de sua morte. Desde este sábado (26), com o início oficial do Novendiali — período de nove dias de orações eucarísticas determinado pelo Vaticano em momentos de troca de papado —, a programação religiosa se intensificou nas 148 paróquias da capital. O Novendiali segue até 4 de maio, sendo diretamente sucedido pelo conclave, que escolherá o novo Papa.
O assessor e sacerdote da Arquidiocese, padre Vanderlúcio Souza, explicou que não foram programadas celebrações especiais para este sábado, além do acompanhamento do funeral do Papa, realizado em Roma. “A motivação foi acompanhar o funeral do Santo Padre”, destacou, acrescentando que todas as celebrações seguirão normalmente, mas “em sufrágio de sua alma”. A agenda completa das missas pode ser consultada no portal oficial da Arquidiocese de Fortaleza.
A Comunidade Católica Shalom, associação ligada à Igreja Católica, também adaptou suas atividades em Fortaleza para homenagear o Papa Francisco. A partir deste sábado (26), a comunidade realiza uma Vigília Jovem na Catedral de Fortaleza, com início às 21h. O evento, que inicialmente seria voltado para a canonização do Beato Carlo Acutis, agora terá também um caráter de gratidão e oração pelo pontificado de Francisco. Relíquias do Beato Carlo Acutis estarão presentes na vigília.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
No domingo (27), a programação inclui a Festa da Misericórdia, no bairro Mondubim, a partir das 15h, também dedicada à memória do Papa. Além disso, todas as missas celebradas nos Centros de Evangelização e nas capelas de adoração perpétua da Comunidade Shalom terão a foto do Papa exposta, como símbolo de unidade em oração.
“Queremos que todos rezem por ele e por esse tempo em que vivemos um luto cheio de esperança”, destacou a Comunidade em nota oficial.
Durante o Carnaval deste ano, a Comunidade já havia dedicado o evento Renascer à saúde do Papa Francisco, que estava internado na época. Agora, com o falecimento, o fundador da Comunidade Shalom, o cearense Moysés Azevedo, viajou ao Vaticano para acompanhar o funeral e permanecerá em Roma até a realização do conclave.
Leia também | Quatro toneladas de fios de cobre de origem ilícita são apreendidas dentro de galpão em Maracanaú
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.
RELACIONADAS

Enquanto jogavam futebol, quatro pessoas são mortas em chacina na Barra do Ceará

Com foco em populações vulneráveis, Justiça do Ceará realiza ação para emissão de registros de nascimento

Furto de cabos cresce no Ceará e já afeta milhares de consumidores em 2025; 95 suspeitos foram presos
