TECNOLOGIA

Empresa brasileira lança tomada que promete eliminar coronavírus

Nanotecnologia permite que 99,99% dos vírus sejam eliminados em menos de 10 minutos. Equipamento auxilia contra contaminação cruzada

Compartilhe:
19 de dezembro de 2020
Márcia Catunda

Uma empresa de equipamentos elétricos, de Santa Catarina, lançou uma linha de tomadas e interruptores com proteção contra o novo coronavírus. Segundo a fabricante catarinense WEG, o material permite inativar 99,99% dos vírus que entrem em contato com a superfície da tomada.

Empresa brasileira lança tomada que promete eliminar coronavírus
Foto: Divulgação

A empresa diz que, segundo atestou o Laboratório de Virologia da Unicamp, a nanotecnologia antimicrobiana age em menos de 10 minutos. O lançamento da tomada e do interruptor consiste em reduzir o número de contaminações cruzadas, principalmente em locais de grande movimentação de pessoas, como hospitais, escolas e creches.

Leia também | UFC vai disponibilizar oito refrigeradores para armazenar as vacinas de Covid-19

Na prática, isso significa que, se uma pessoa contaminada ligar a luz, a proteção antiviral da tomada eliminará o vírus em menos de 10 minutos, e a próxima pessoa que encostar na tomada não será contaminada.

Pandemia no Ceará

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Ceará, publicado neste sábado (19), 9.912 pessoas já morreram por conta da covid-19 no Estado. O número de casos confirmados é de 323.506, enquanto o de pessoas que já se recuperaram é de 261.477.

Leia também | Ceará vai receber 1,7 milhão de doses de vacina no 1º semestre, diz Camilo Santana

Na última sexta-feira (18), o Governo do Ceará divulgou que mais de 6 milhões de seringas e agulhas devem chegar ao Estado já na primeira metade de janeiro de 2021. Além disso, parte das câmaras refrigeradas devem estar disponíveis neste período. Atualmente, há 2 milhões de seringas e agulhas em estoque da Secretaria de Saúde.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.