ECONOMIA

Safra de grãos cearense cresce 40,71% em 2020

Três produtos representaram 96% da produção total: milho sequeiro, feijão-de-corda e safra de arroz irrigado

Compartilhe:
13 de janeiro de 2021
Ninho Digital

A produção da safra de grãos foi 794.480 toneladas em 2020, crescimento de 40,71%, em comparação com 2019. Os dados são do 12º Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), divulgado nesta quarta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Safra de grãos cearense cresce 40,71% em 2020
Foto: Flickr / Reprodução

Quanto à participação dos produtos na Safra de Grãos Cearense, três produtos em 2020 representaram 96% da produção total de grãos: milho sequeiro, feijão-de-corda e safra de arroz irrigado.

No grupo Cereais, Leguminosas e Oleaginosas, composto de 17 produtos, 14 produtos apresentaram crescimento na produção, comparando-se ao ano de 2019 e 3 apresentaram redução na produção obtida em 2020, comparando-se à produção obtida em 2019.

Os produtos que apresentaram crescimento na produção em relação à 2019 foram: arroz de sequeiro, fava, feijão de arranca (1ª safra), feijão-de-corda (1ª safra), feijão-de corda (2ª safra), milho sequeiro, milho irrigado, milho semente sequeiro, soja de sequeiro (1ª. safra), sorgo granífero, trigo em grão irrigado, algodão herbáceo, sequeiro, algodão semente sequeiro e amendoim.

Leia mais | PIB cresce 7,7% do segundo para o terceiro trimestre, diz IBGE

IBGE: Expectativa de vida das mulheres cearenses é superior a dos homens

Natal Sem Fome arrecada 53 toneladas de alimentos no Ceará

Entre os que apresentaram redução na produção em relação à 2019 estão: arroz irrigado, milho semente irrigado e mamona.

Os produtos que apresentaram crescimento na produção em 2020, comparando-se a 2019, foram: abacate de sequeiro, abacate irrigado, acerola de sequeiro, acerola, irrigada, ata de sequeiro (pinha), banana de sequeiro, banana irrigada, caju (mesa), ciriguela, goiaba de sequeiro, goiaba irrigada, graviola de sequeiro, graviola irrigada, laranja de sequeiro, laranja irrigada, limão de sequeiro, limão irrigado, mamão de sequeiro, mamão irrigado, manga de sequeiro, manga irrigada, maracujá de sequeiro, maracujá irrigado, melancia irrigada, melão de sequeiro, melão irrigado, pitaia, tangerina de sequeiro e uva.

Os produtos que apresentaram redução na produção em 2020, comparando-se a 2019, foram: limão de sequeiro e melancia de sequeiro.

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.