Além disso, a Secretaria de Saúde também recomendou que viajantes que vierem de seis estados brasileiros devem ficar isolados por 14 dias
Camilo solicitará à Anvisa teste de covid-19 para a entrada de viajantes no Ceará
Na tentativa de barrar as variantes do novo coronavírus , o Governo do Ceará vêm tomando providências em relação aos aeroportos do Estado.
Leia também | Abrasel considera novas medidas restritivas no Ceará um novo lockdown
Nesta terça-feira (2), o governador Camilo Santana anunciou que vai solicitar à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e à Agência Nacional de Aviação Civil que os aeroportos do Ceará passem por um controle sanitário. Caso essa solicitação seja atendida, estes locais estarão sujeitos as controle de fluxo, além da testagem contra covid-19 no desembarque.
Em outubro do ano passado, o Governo Estadual já havia feito uma solicitação como essa à Anvisa, mas foi negada.
Estou encaminhando à Anac e Anvisa ofícios solicitando controle sanitário nos aeroportos cearenses. E tenho reforçado todos os dias, junto ao Ministério da Saúde, a necessidade da liberação imediata de mais vacinas para que possamos imunizar os cearenses o mais rápido possível.
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) February 2, 2021
A Secretaria de Saúde do Ceará já havia publicado uma nota alertando sobre cuidados que devem ser tomados por viajantes que vierem de seis estados brasileiros que já apresentaram variantes do vírus. Pessoas que chegarem do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Roraima, Pará e Sergipe devem passar 14 dias em isolamento. Durante este período, a pessoa deve ficar atenta ao surgimento de qualquer sintoma da covid-19 e, caso algum apareça, informar às unidades de Saúde.
Leia também | Jericoacoara vai instalar barreiras sanitárias no período de Carnaval
Novas restrições
Ainda nesta terça-feira (2), o Governo do Ceará publicou um novo decreto com medidas que restringem o funcionamento de todos os serviços não essenciais para, no máximo, Às 20h. Aos fins de semana, esse horário é ainda mais reduzido, encerrando as atividades a partir das 15h.
Anunciei há pouco, após reunião com nosso comitê que delibera sobre os decretos estaduais, novas medidas de enfrentamento ao coronavírus, diante da gravidade da situação por conta do aumento considerável de casos. São elas: pic.twitter.com/5YI3xXnyLw
— Camilo Santana (@CamiloSantanaCE) February 2, 2021
O governador afirmou, ainda, que vai encaminhar para a Assembleia Legislativa do Ceará o pedido de prorrogação do estado de calamidade pública por conta da pandemia. Segundo ele, o mundo inteiro vem enfrentando uma segunda onda da covid-19.
Leia também | Escolas particulares no Ceará vão adiar o feriado do Carnaval para o segundo semestre
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.