PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Câmara aprova MP que cria Programa Internet Brasil

Matéria segue para o Senado

Compartilhe
Câmara aprova MP que cria Programa Internet Brasil
Foto: GCMais

A Câmara dos Deputados concluiu nesta terça-feira (19) a votação da medida provisória que cria o Programa Internet Brasil. A iniciativa prevê o acesso gratuito à internet em banda larga móvel aos estudantes da educação básica da rede pública de ensino de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). A matéria seguirá para o Senado.

Segundo o relator do substitutivo, deputado Sidney Leite (PSD-AM), a ideia é alcançar os estudantes do CadÚnico matriculados também nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas e nas escolas especiais sem fins lucrativos, que atuam exclusivamente nessa modalidade.

Leia também: Caiado declara apoio a Flávio Bolsonaro e diz que Lula vai levar "taca" no segundo turno

O acesso gratuito à internet poderá ser concedido a mais de um estudante por família. Serão distribuídos chips, pacote de dados ou dispositivo de acesso aos estudantes, principalmente celulares.

PUBLICIDADE

Outorga

O substitutivo de Sidney Leite também incluiu no texto um “jabuti”, ou seja, um assunto estranho ao texto original da MP. O trecho diz respeito à renovação de outorgas de radiodifusão.

PUBLICIDADE

Pelo texto, o Ministério das Comunicações deverá reconhecer pedidos apresentados fora do prazo para a renovação da concessão ou permissão de serviços de radiodifusão, desde que encaminhados ou protocolizados até a publicação da lei de conversão da MP.

PUBLICIDADE

Fust

Na sessão desta terça, parlamentares aprovaram a extensão, de 31 de dezembro de 2021 a 31 de dezembro de 2023, do prazo para os estados usarem recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) repassados pela União a fim de garantir o acesso à internet a alunos e professores da escola pública.

Pela legislação atual, deve ser repassado R$ 3,5 bilhões da União para estados, Distrito Federal e municípios investirem na ampliação do acesso à internet. As fontes de recursos para o programa são o Fust e o saldo correspondente a metas não cumpridas dos planos gerais de universalização do serviço telefônico fixo.

PUBLICIDADE

Leia também
Caiado declara apoio a Flávio Bolsonaro e diz que Lula vai levar "taca" no segundo turno
ALIANÇA COM FLÁVIO
Caiado declara apoio a Flávio Bolsonaro e diz que Lula vai levar "taca" no segundo turno
06 de out. de 2026 - 22:47
Sem dar detalhes, Flávio Bolsonaro diz que vai mudar Constituição com maioria no Congresso
EM EVENTO COM CAIADO
Sem dar detalhes, Flávio Bolsonaro diz que vai mudar Constituição com maioria no Congresso
06 de out. de 2026 - 21:52
Senado marca data para votação da PEC sobre o fim da escala 6x1
SESSÃO
Senado marca data para votação da PEC sobre o fim da escala 6x1
06 de out. de 2026 - 21:05