A decisão foi tomada após reunião do Comitê Técnico-Científico de Combate à Covid-19 na última sexta-feira (10/6)
Barbalha, no Ceará, retoma a obrigatoriedade do uso de máscara em instituições de ensino e equipamentos públicos
A prefeitura de Barbalha, no Ceará, decidiu retomar a obrigatoriedade do uso de máscaras nas dependências das Instituições de ensino da rede pública e privada e nos equipamentos públicos do município. O novo decreto foi lançado após reunião do Comitê Técnico-Científico de Combate à Covid-19, na última sexta-feira (10/6).
O documento ainda recomenda também o uso de máscara em ambientes fechados e locais abertos que possibilitem aglomeração. Vale ressaltar que permanece em vigor a obrigatoriedade de máscaras em transportes coletivos e equipamentos de saúde.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
O item de proteção também é aconselhado para pessoas com comorbidades, com idade a partir de 60 anos e para quem apresenta sintomas gripais. A medida foi tomada pelo Comitê para conter o aumento de casos positivos para a covid-19 observado em todo o Brasil.
Uma nova reunião do Comitê-Técnico Científico de Combate à Covid de Barbalha está prevista para acontecer no próximo dia 20 de junho.
Vacinação em Barbalha
Na última sexta-feira (10), o município de Barbalha iniciou a aplicação da quarta dose para pessoas a partir de 50 anos. A recomendação vale para quem tomou a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses. Mais informações sobre a estratégia devem ser conferidas junto a cada município.
Leia mais | Ceará: recomendação de uso de máscaras vale principalmente para escolas
Atualmente, 96,9% dos barbalhenses completaram o esquema inicial de vacinação (primeira e segunda doses) e 68,54% da população acima de 18 anos receberam a dose de reforço.
No Ceará
Por meio das redes sociais, a governadora do Ceará, Izolda Cela, informou que se reuniu com o comitê estadual de enfrentamento à pandemia no dia 10 de Junho. O comitê decidiu por recomendar a volta do uso de máscaras em locais fechados, especialmente em escolas, e também em ambientes abertos com aglomeração.
A medida não é obrigatória, trata-se apenas de uma recomendação devido à alta dos casos positivos de Covid-19 em todo o estado. O uso de máscaras foi flexibilizado em todos os ambientes no Ceará desde 15 de abril.
A governadora ainda reforçou a importância de todos se vacinarem e recomendou que a população procure os pontos de vacinação para receber as doses de reforço.
“Vamos intensificar, já a partir da próxima segunda-feira, as ações de vacinação em todo o estado. Graças à imunização, por exemplo, Fortaleza não registrou nenhum óbito por Covid nos últimos 30 dias e o registro de internações é baixo. Seguimos firmes, juntos, para superarmos de vez essa pandemia.”
>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.