Em agosto do ano passado, choveu em 36 municípios do Ceará
162 cidades do Ceará registraram chuvas em agosto, aponta balanço da Funceme
Choveu em 162 cidades cearenses em agosto, de acordo com balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O relatório consta no Calendário de Chuvas da entidade.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Dados do documento apontam que este é o maior total de cidades com chuvas no mês desde que a Funceme foi criada, em 1974. Em agosto do ano passado, choveu em 36 municípios do Ceará.
Agosto de 2022 é o com mais chuvas em 12 anos
Agosto continua com bons índices de chuvas, apesar de não fazer parte da quadra chuvosa do Ceará. Em cinco dias, o mês registrou o melhor índice para um mês de agosto em 12 anos, segundo a Funceme. O balanço foi divulgado em 7 de agosto deste ano.
Os dados apontam que, na média, agosto chega a 4,9 milímetros; e o volume registrado só nos cinco primeiros dias deste mês é de 11,7 milímetros, o que representa 140% de desvio positivo.
Pelo registro da Funceme, um desvio positivo dessa intensidade aconteceu pela última vez em agosto de 2009. quando contabilizou-se o indicador de 16,4 milímetros.
Reservatórios
O Ceará tem 13 reservatórios ainda sangrando. 53 estão com o volume acima de 90%. 59 estão com a capacidade inferior a 30%.
O Castanhão, maior de todos, está com 24% da capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 50%. Já o Banabuiú tem 9,98%.
Leia mais | Com 135,8mm, Fortaleza bate novo recorde e registra a maior chuva de 2022
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.