CEARÁ

162 cidades do Ceará registraram chuvas em agosto, aponta balanço da Funceme

Em agosto do ano passado, choveu em 36 municípios do Ceará

Compartilhe:
18 de agosto de 2022
Portal GCMAIS

Choveu em 162 cidades cearenses em agosto, de acordo com balanço parcial da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O relatório consta no Calendário de Chuvas da entidade.

162 cidades do Ceará registraram chuvas em agosto, aponta balanço da Funceme
Foto: Divulgação/Funceme

>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<

Dados do documento apontam que este é o maior total de cidades com chuvas no mês desde que a Funceme foi criada, em 1974. Em agosto do ano passado, choveu em 36 municípios do Ceará.

Agosto de 2022 é o com mais chuvas em 12 anos

Agosto continua com bons índices de chuvas, apesar de não fazer parte da quadra chuvosa do Ceará. Em cinco dias, o mês registrou o melhor índice para um mês de agosto em 12 anos, segundo a Funceme. O balanço foi divulgado em 7 de agosto deste ano.

Os dados apontam que, na média, agosto chega a 4,9 milímetros; e o volume registrado só nos cinco primeiros dias deste mês é de 11,7 milímetros, o que representa 140% de desvio positivo.

Pelo registro da Funceme, um desvio positivo dessa intensidade aconteceu pela última vez em agosto de 2009. quando contabilizou-se o indicador de 16,4 milímetros.

Reservatórios

O Ceará tem 13 reservatórios ainda sangrando. 53 estão com o volume acima de 90%. 59 estão com a capacidade inferior a 30%.

O Castanhão, maior de todos, está com 24% da capacidade, conforme a Cogerh; e o Orós, segundo maior do estado, 50%. Já o Banabuiú tem 9,98%.

Leia mais | Com 135,8mm, Fortaleza bate novo recorde e registra a maior chuva de 2022

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.