Com a certificação a praia passa a ter a chancela internacional de boas práticas ambientais
Praia do Cumbuco recebe certificação internacional
Cuidar do meio ambiente é mais do que necessário, é pensar no futuro e é um dever não só da população como também do poder público. Pensando nisso, a Prefeitura de Caucaia, por meio da união de todas as secretarias e também do Instituto do Meio Ambiente (Imac), vem realizando uma boa gestão ambiental. O resultado desse trabalho foi comprovado com certificação Bandeira Azul, chancela internacional entregue ao município na manhã de ontem (26), na Praia do Cumbuco, litoral cearense.
A certificação, atesta que as boas práticas ambientais da atual gestão no litoral são de fato aplicadas. Durante o evento de celebração foi feito o hasteamento da Bandeira Azul, símbolo desse reconhecimento das ações das políticas públicas ambientais da Prefeitura de Caucaia.
>>>Siga o GCMAIS no Google Notícias<<<
Em sua fala na cerimônia, o prefeito de Caucaia, Vitor Valim, destacou emocionado as políticas municipais de preservação ambiental, primordiais para a conquista da certificação internacional da Bandeira Azul e a parceria com o Governo do Estado do Ceará.
“Nossa praia do Cumbuco é a única certificada com a Bandeira Azul no Ceará e fico feliz que esse trabalho possa servir de exemplo para tantas outras. Essa certificação é fruto de muitas ações. A Prefeitura está trabalhando para a sustentabilidade do nosso município através de ações de revitalização da praia e também da lagoa do Cauípe, a duplicação da CE 090, saneamento básico, pavimentação e educação ambiental. Essas ações, algumas delas feitas em parceria com o Governo do Estado do Ceará, são de fundamental importância para a consolidação das ações de sustentabilidade no nosso litoral. Isso tudo vai refletir na economia do município, turismo e muito mais emprego para o caucaiense. A certificação Bandeira Azul traz muitas oportunidades para o nosso município. Significa mais desenvolvimento econômico, turismo, emprego e sustentabilidade para nosso povo”, garantiu o gestor municipal.
O prefeito garantiu ainda que outras novidades estão serão anunciadas na área da sustentabilidade e reforçou a parceria com a pasta do Turismo. A secretária da SETCULT, Yrwana Albuquerque que estava presente na solenidade, destacou a certificação para o município. “O turismo sustentável é muito importante dentro do poder público, e fico feliz de ter todas as secretarias juntas nessa missão”, reforçou Yrwana.
Participaram também da certificação, o secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará, Artur Bruno; o presidente do Instituto do Meio Ambiente de Caucaia (IMAC), Leandro Araújo e a coordenadora Nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.
Ao final da cerimônia, o presidente do IMAC, Leandro Araújo, reforçou as atividades voltadas para a revolução do movimento de preservação do meio ambiente no município. “A conquista dessa Bandeira Azul reforça a retomada do acesso público da população a uma praia limpa e, de fato, pública. Quero destacar que tudo isso só foi possível com o compromisso da gestão atual, que deu autonomia e investiu na fiscalização e licenciamento ambiental. Isso foi revolucionário para que a gente tenha trilhado esse caminho até aqui”, destacou Leandro.
Para manter o selo, a praia do Cumbuco precisa continuar a atender aos critérios rigorosos do programa que tem validade até novembro de 2023. Leana Bernardi, coordenadora do programa Bandeira Azul, frisou que: “essa é a terceira vez que venho aqui e, cada vez que venho vejo melhoria nas ações de sustentabilidade. Destacou que a Bandeira Azul é uma conquista que é contínua. Quero dar os parabéns ao poder público municipal, que tem sido muito forte e presente, e a comunidade por essa conquista”.
A Brigada da Natureza do Sesc, participou da abertura e apresentou um grupo de crianças e adolescentes ao som de instrumentos de percussão e muita poesia.
Sobre a Bandeira Azul
Bandeira Azul é uma certificação ecológica, voluntária, concedida a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar, o município deve atingir uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança, serviços, turismo sustentável e responsabilidade social, que devem ser mantidos e comprovados anualmente.
O Programa Bandeira Azul contemplou, nesta temporada, 29 praias e onze marinas do Brasil. A praia do Cumbuco é a única praia do Ceará a receber essa certificação internacional Bandeira Azul.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.