ara esta quarta-feira (12), Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri deverão ter as precipitações mais isoladas
Ceará: chuvas devem diminuir de intensidade nesta quarta-feira (12), indica Funceme
O Ceará deve seguir com condições para chuvas em todas as macrorregiões até esta quarta-feira (12), de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). Os acumulados devem diminuir, informou o órgão estadual.
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
Chuvas no Ceará
Para esta quarta-feira (12), Sertão Central e Inhamuns, Jaguaribana e Cariri deverão ter as precipitações mais isoladas em relação às demais áreas. As chuvas no centro-norte do Estado se dão pela presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). No interior, as precipitações têm relação com a disponibilidade de umidade na atmosfera, além dos efeitos locais, como a atuação do sistema de brisa, interação do vento com o relevo e calor.
Ceará tem mais de 60 açudes com capacidade máxima
O Ceará tem mais de 60 açudes sangrando, de acordo com novo balanço da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Conforme a entidade, outros doze reservatórios estão com volume acima de 90%, e 37 apresentam 30% da capacidade.
O aumento representa mais que o dobro de 2022. No ano passado, o Ceará somava 26 açudes sangrando. Já em 2021, o território cearense contou com 67 reservatórios com capcaidade máxima.
O Ceará registra o volume de 8,15 bilhões de metros cúbicos (44% da capacidade total). É a maior reserva armazenada desde janeiro de 2013. No começo deste ano, o percentual era de 31,4%, segundo o Portal Hidrológico.
Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total
>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<
NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!
Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil
Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.