BALANÇO

Março de 2023 registra mais chuvas do que o mesmo período de 2009

Para relembrar o caos, a TV Cidade Fortaleza resgatou reportagem de 2009 sobre os problemas enfrentados pelos cearenses

Compartilhe:
15 de abril de 2023
Portal GCMAIS

2023 tem sido um ano de fartura quando o assunto é água. Em março, caíram 300mm em chuvas em todo o Ceará, conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).  A marca supera o mesmo período de 2009, um ano que deixou muita gente em situação também crítica.

Março de 2023 registra mais chuvas do que o mesmo período de 2009
Foto: Reprodução/TV Cidade Fortaleza

Até o momento, 63 açudes registraram capacidade máxima no Ceará. E o número deve aumentar, já que 11 reservatórios estão 90% da capacidade. Neste ano, as precipitações surpreenderam os cearenses.

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

Chuvas de março

Para relembrar o caos, a TV Cidade Fortaleza resgatou reportagem sobre os problemas enfrentados pelos cearenses. Em 2009, dona Eunízia foi obrigada a sair de casa porque a água tomou conta de tudo e as paredes de sua residência arriscavam cair. “Não esperava não. Mas esperava porque tem inverno todos os anos, né? Esse ano foi mais forte”, lamentou a dona de casa.

Em 2009, o Ceará recebeu muita chuva. Na capital cearense, a avenida Heráclito Graça ficou alagada. Cenas iguais foram registradas no interior. Na região norte, pontos de Sobral ficaram debaixo d’água após o rio Acaraú subir seis metros. Mais de 2.500 pessoas tiveram que sair de casa por casa dos alagamentos. Em Santana do Acaraú, só era possível passar de barco. Na época, choveu 1.125 mm em todo o Ceará, 53,1% maior que a média histórica.

“Em 2009, a gente tinha uma condição de Oceano Atlântico muito favorável para o posicionamento da Zona de Convergência Intertropical. Foi isso que favoreceu a formação das nuvens e chuvas. Então quando a gente olha para aquele ano, foi uma quadra chuvosa muito boa. Foi a quadra chuvosa que fez encher os grandes açudes aqui no Ceará”, destacou Meiry Sakamoto, gerente de meteorologia da Funceme.

Confira reportagem completa:

Precipitações estão previstas para o fim de semana

A Funceme divulgou a previsão para este fim de semana. De modo geral, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) e áreas de instabilidades oriundas do leste do Nordeste irão influenciar as condições do tempo sobre o Ceará.

Para este sábado (15), a previsão é de chuva isolada em todas as regiões cearenses. As chuvas devem se concentrar entre a manhã e tarde na faixa litorânea e à tarde e à noite nas demais regiões. A intensidade poderá variar de moderada a forte sobre a Ibiapaba, a faixa litorânea e Cariri. Nas demais áreas, espera-se intensidade variando de fraca a moderada.

Leia mais | Terra do Leite, Milhã acumula prejuízos na agricultura

Para domingo (16), todas as macrorregiões deverão apresentar chuva de forma mais generalizada. As regiões do Cariri, da faixa litorânea e da Ibiapaba deverão concentrar os maiores acumulados de chuva, especialmente, entre a madrugada e noite. A intensidade da chuva deverá ser de moderada a forte nessas áreas citadas, e fraca a moderadas nas demais regiões.

Leia mais | Estado tem maior reserva hídrica dos últimos 10 anos e já atingiu 44% da capacidade total

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.