BALANÇO

Ceará contabiliza 16 cidades em situação de emergência por excesso de chuvas, reconhece Governo Federal

Conforme a Defesa Civil do Ceará, os caos das chuvas (em 2023) afetaram cerca de 99,6 mil moradores

Compartilhe:
8 de maio de 2023
Portal GCMAIS

O Governo Federal indica que 25 municípios do Ceará em situação de emergência. Conforme o levantamento, são 16 municípios que sofrem pelo excesso de chuvas e nove cidades em situação de estiagem. A quadra de chuvosa no estado deve terminar neste mês de maio.

Ceará contabiliza 16 cidades em situação de emergência por excesso de chuvas, reconhece Governo Federal
Foto: Defesa Civil do Ceará

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

De acordo com Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), até o dia 3 de maio, a diferença da macrorregião mais chuvosa para a menos chuvosa era de 344 milímetros (mm). Os municípios com problemas desencadeados pelas chuvas são: Barbalha, Barreira, Deputado Irapuan Pinheiro, Farias Brito, Ibaretama, Itapajé, Itapipoca, Lavras da Mangabeira, Pedra Branca, Porteiras, Piquet Carneiro, São Benedito, Senador Pompeu, Tururu, Quixeramobim e Uruburetama.

Conforme a Defesa Civil do Ceará, os caos das chuvas (em 2023) afetaram cerca de 99,6 mil moradores. O último informativo foi divulgado no dia 18 de abril.

Araripe, Boa viagem, Campos Sales, Choró, Independência, Itatira, Madalena, Monsenhor Tabosa e Pereiro são os municípios em situação de emergência por estiagem.

Açudes que abastecem a RMF atingem 91% da capacidade

Em abril, os principais açudes da Região Metropolitana de Fortaleza (Pacoti, Pacajus, Riachão, Gavião e Aracoiaba) registraram 91,18% de volume, de acordo com a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). O volume garante autonomia de abastecimento da região sem necessidade de transferência das águas do açude Castanhão. Dos cinco açudes, dois já atingiram sua capacidade máxima: Pacajus e Aracoiaba.

Leia mais | Municípios cearenses afetados com as chuvas começam a receber o Aluguel Social

>>>Acompanhe o GCMAIS no YouTube<<<

WhatsApp do GCMais

NOTÍCIAS DO GCMAIS NO SEU WHATSAPP!

Últimas notícias de Fortaleza, Ceará e Brasil

Lembre-se: as regras de privacidade dos grupos são definidas pelo Whatsapp.